O oléo automotivo é fundamental para o bom funcionamento do motor. Ele reduz o atrito das peças através de lubrificação, mantém a temperatura, protege contra oxidação e claro, é um dos grandes responsáveis pela vida útil do coração do veículo.
Porém, podem ocorrer alguns fatores que façam com o que o motor baixe o nível de óleo, e saber como reduzir o consumo é essencial para evitar a deterioração e garantir o perfeito funcionamento do carro. Por isso, o Blog da ISAPA preparou dicas importantes para você. Confira:
Uma boa parte dessas ocorrências são decorrentes da existência de algum vazamento.
Atente-se! Pois gotejamentos casuais podem não ser sinônimos de problemas. Há diversas junções no motor, e pode ocorrer de escapar gotas delas.
Então fique atento às manchas que podem aparecer no local do veículo quando ele estiver estacionado. Haverá algo errado quando indicarem a existência de gotejamentos intensos ou frequentes.
São várias as causas de vazamentos. No entanto, eles são decorrentes da existência de algum tipo de problema nos vedantes principais ou até mesmo no filtro de óleo.
Sendo assim, para identificar a origem do vazamento, o ideal é verificar se as junções do motor estão em perfeitas condições.
Nos manuais dos veículos vem as corretas indicações de peso que ele pode transportar. Associado à carga, vem a indicação da calibragem dos pneus (há valores específicos para a rodagem com carga e sem carga).
É comum que os motoristas deixem passar batido essas informações. Porém, elas devem ser seguidas à risca, já que a falta de verificação dessas especificações leva ao consumo excessivo de óleo e podem causar danos a outros componentes do veículo, como o desgaste prematuro dos freios, pneus e suspensão.
Quando o carro é conduzido com um peso acima do indicado ou em condições extremas (por exemplo, em terrenos montanhosos) há uma demanda maior do motor. Consequentemente, o gasto de óleo na manutenção da temperatura e na lubrificação do motor também aumenta.
Realizar a manutenção preventiva do carro é uma das principais formas de reduzir o consumo de óleo. Afinal, a ação do tempo e o uso causam a deterioração das peças.
Por exemplo, após sucessivas trocas de óleos, pode ser que o bujão do cárter, ou o próprio cárter, apresente defeito. O mesmo pode ocorrer com as juntas e borrachas responsáveis pela vedação.
Além disso, os motores são projetados para que todas as peças atuem em total sincronia. Se os movimentos entre válvulas e pistões não estão em harmonia, o vácuo criado pode conduzir porções de óleo à câmara de combustão. Nessa situação, o lubrificante passa a ser queimado junto com a mistura de ar e combustível.
Isso pode ocorrer, quando a manutenção da correia dentada é descuidada. O assincronismo entre o virabrequim e as válvulas, causado pelo defeito da peça, aumenta o vácuo e, consequentemente, a elevação do consumo de óleo.
Sendo assim, é recomendável que siga o calendário de manutenção proposto pelo fabricante ou levar o carro a uma oficina especializada sempre que algo atípico for percebido.
Outro motivo importante que causa elevação do consumo é a queima de óleo, causado pelo desgaste dos componentes internos do motor. Esse tipo de problema é recorrente em carros que percorreram longas quilometragens ou sofreram alguma falha no sistema de arrefecimento, acarretando o superaquecimento do motor.
Geralmente, acontece porque o lubrificante ingressa na câmara de combustão em razão das folgas entre o cilindro e o pistão, ou da presença de trincas e ranhuras na estrutura interna do motor.
Para descobrir se o motor está queimando óleo, basta verificar a emissão de fumaça no sistema de escapamento, o acúmulo de fuligem no tubo final do escape, a presença de barulhos no motor e a ocorrência de queda de desempenho do motor.
Quando esses sinais estão presentes, pode ser necessário realizar a retífica do motor e utilizar a camisa de cilindro. O objetivo dessa peça é vedar a câmara de combustão e permitir a troca de calor (dissipação da temperatura resultante do atrito) por toda a extensão do bloco do motor.
Vale lembrar que o componente deve seguir os padrões de qualidade necessários e ser fornecido por empresas confiáveis e reconhecidas pelo mercado, como é o caso da ISAPA. Ficar de olho no fluido lubrificante é muito importante para garantir a durabilidade e o bom funcionamento do motor.
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