Como prender a bike com segurança em 10 passos

21 de julho de 2024

Confira nossas dicas e deixe sua bike mais segura em qualquer situação

Para quem usa a bike como meio de transporte todos os dias, ou mesmo para quem resolveu ir pedalando até o parque ou para a academia, deixar a bicicleta “estacionada” e sem acompanhamento é uma situação que pode gerar uma certa tensão - afinal, não encontrar sua bicicleta onde você a deixou não é nada agradável. Neste texto, vamos trazer 10 passos para ensinar como prender a bike com segurança. 

São dicas fundamentais, que vão deixar suas pedaladas (e também suas estacionadas), muito mais seguras e tranquilas. 

1 - Escolha o melhor lugar 

Com certeza, bicicletários monitorados e com controle de acesso são as melhores opções para deixar a bicicleta. Se não for possível encontrar um, procure paraciclos ou outras estruturas onde você possa prender a bike, de preferência em lugares movimentados - se der para ficar de olho na bike, melhor ainda. 

Uma boa opção é para onde outras bicicletas já estão paradas, já que isso dificulta o acesso à sua bike e dá mais opções para o ladrão, já que uma bicicleta mais “fácil de levar” pode estar no alcance dele. Além disso, o fluxo de pessoas constante tende a inibir a ação dos criminosos.  

2 - Verifique o paraciclo 

Antes mesmo de prender sua bicicleta, verifique se o paraciclo está firmemente preso ao chão. Além disso, desconfie de fitas adesivas enroladas ao redor dos tubos dele. Existem casos em que pessoas serram o paraciclo e cobrem a abertura com uma fita - com isso, fica fácil levar a bicicleta de ciclistas mais desavisados. 

3 - Dificulte o manuseio da tranca

Uma corrente ou tranca apoiada no chão pode ser destruída com mais facilidade, seja usando uma marreta ou uma serra. Por isso, existem formas de como prender a bike deixando suas trancas em locais onde o manuseio seja dificultado. No caso das U-Locks, uma dica importante é “preencher” o interior da tranca com as partes da bicicleta.

Por exemplo: ao invés de prender só o quadro da bike, tente prender a roda ou a pedivela juntos, já que isso vai dificultar a introdução de ferramentas dentro da tranca. 

4 - Evite blocagens

Seja no selim ou nas rodas, as blocagens sempre vão facilitar a vida de quem está cheio de más intenções. Por isso, se você deixa sua bicicleta frequentemente presa nos lugares, considere trocar os eixos e a abraçadeira do canote por modelos que só podem ser retirados com ferramentas. 

5 - Como prender a bike pelo quadro  

A melhor opção de como prender a bike é pelo quadro, de preferência com uma U-Lock. Depois, prenda as rodas no quadro ou no paraciclo com um cabo de aço, uma corrente ou uma tranca como a Absolute Combo. 

Se prender a bike pelo quadro, evite usar o tubo superior, já que é possível utilizar o paraciclo como apoio para atacar a tranca. Dê preferência por perder a bicicleta pelo tubo do selim, prendendo junto a roda traseira.  Além disso, nunca prenda a bike apenas pelas rodas, como indicado na imagem abaixo. 

Vale destacar que uma das melhores opções de segurança é utilizar uma U-Lock como a Absolute Urban ou a Monster para prender o quadro e a roda traseira, e uma corrente como a Absolute Chain para prender novamente o quadro, junto com a roda dianteira. 

6 - Buraco da chave para baixo 

Como prender a bike de uma maneira que dificulte a vida de quem quer roubar? Tente dificultar o acesso da abertura da chave, para evitar tentativas de arrombamento no mecanismo de tranca. Lembre-se que, com a ferramenta, tempo e a técnica correta, qualquer cadeado pode ser aberto - por isso, a ideia é sempre dificultar o trabalho do criminoso. 

7 - Prenda a roda traseira por dentro do triângulo traseiro 

Em algumas bikes que usam rodas e pneus maiores, ou mesmo para quem tem uma U-Lock um pouco menor, é possível prender a bike ao paraciclo apenas pela roda traseira, desde que a tranca passe por dentro do triângulo traseiro da bicicleta.  

Com isso, tanto a roda traseira quanto o quadro estarão firmemente presos ao paraciclo. 

Mas, neste caso, ficam dois alertas:

1) Se a pessoa estiver com muita vontade e tempo para levar sua bike, ele pode serrar a roda traseira da bicicleta. 

2) A pessoa pode não perceber que a bike está bem presa, causando danos na bicicleta na tentativa de roubá-la. 

Para quem deseja as vantagens de prender a roda e o quadro ao mesmo tempo, mas não quer carregar uma U-Lock grande e pesada, o Cadeado Compact da Absolute pode ser uma boa opção. 

8 - Leve seus acessórios. Se não, prenda-os 

Além de aprender como prender a bike em si, os acessórios também são visados. 

Não deixe luzes, computadores e garrafinhas na bicicleta, já que eles são alvos bem fáceis para ladrões. Além disso, se sua bike tiver blocagem no selim, não deixe de prendê-lo também. 

9 - Como prender a bike em casa

Mesmo em casa, sua bicicleta pode ser levada. Por isso, evite deixa-lá em garagens de prédio ou outras áreas comuns, mesmo que exista um espaço reservado para isso. Além disso, casas de campo e de praia, ou residências que ficam muito tempo vazias, também são alvos comuns. Por isso, se for sair por muito tempo ou viajar, não custa prender bem suas bicicletas. 

10 - Tenha uma bike básica e uma tranca avançada

Nada vai desanimar mais alguém mal intencionado do que encontrar uma bicicleta simples presa com um conjunto de trancas que custam tanto quanto ela. Por isso, se for usar a bicicleta exclusivamente como meio de transporte, aposte em um modelo mais básico e antigo e deixe os cuidados estéticos de lado.

Inclusive, sempre vale a pena cobrir grafismos com fita ou adesivos de proteção. Assim, além de evitar danos na pintura causados pelo paraciclo ou pela tranca, você ainda deixa sua bike menos chamativa.