O que montar uma bicicleta tem a ver com sensação de pertencimento e integração dos colaboradores?

06 de dezembro de 2024

À primeira vista, a ação de montar uma bicicleta pode não ter nada a ver com o trabalho de uma equipe dentro de uma empresa. Afinal, como colocar cada peça de uma bike em perfeita harmonia, fazendo com que as rodas girem à medida em que o pedal é acionado, pode ter a ver com o desempenho de uma organização? Pois a prática mostra que tem a ver, sim: e pode, inclusive, aproximar e ampliar a integração dos colaboradores com a realidade da empresa.

É isso o que mostra uma atividade que vem acontecendo há alguns meses aqui na Isapa. Tudo começou, na verdade, quase por acaso. Foi um daqueles momentos em que a ideia aparece – e que se a gente não estiver com a mente aberta, pode deixar que ela passe sem aproveitar a oportunidade.

Essa possibilidade veio com a chegada de Raphael Prizanteli como diretor nacional de vendas da Isapa Bike. Com muita experiência na área comercial, ele chegou super motivado com a oportunidade – mas ao mesmo tempo se sentiu um tanto incomodado quando pegou o catálogo de produtos em mãos.

“Comecei a estudar o catálogo de produtos e era uma coisa incrível, com mais de 8 mil SKU’s. Fui estudando uma, duas semanas e as coisas não evoluíram como eu queria”, relembra ela.

E foi aí que a tal ideia apareceu: “e se eu pedir para montar uma bicicleta”, pensou Raphael. Exatamente assim que aconteceu. A partir daí, ele conversou com a equipe de produtos high end da Isapa e colocou o plano em prática.

A experiência imersiva fez um boom na cabeça do nosso novo diretor de vendas. Em mais conversas internas, a equipe de gestão da Isapa viu na ação uma oportunidade de ampliar a sensação de pertencimento e de integração dos colaboradores da distribuidora.

“Isso foi tão rico pra mim que eu sugeri que essa prática fosse colocada aqui na empresa. Hoje, as equipes estão passando por esse processo de montar uma bicicleta e gostado muito do processo, os feedbacks estão sendo ótimos”, afirma Raphael.

Integração dos colaboradores  

A primeira equipe que passou pelo processo de montagem da bicicleta foi a de vendas internas. O treinamento foi coordenado por Leonardo Nascimento, responsável técnico da Isapa.

O time de vendas foi dividido em duas turmas, e cada uma delas passou pela mesmíssima experiência: uma bicicleta Absolute foi colocada na oficina totalmente desmontada, e cada vendedora e cada vendedor era responsável pela montagem de uma parte.

Sempre com a supervisão da equipe técnica, que ia explicando as compatibilidades do movimento central, da caixa de direção e de cada um dos componentes que forma uma bicicleta.

“Dava para perceber o quanto isso estava sendo absorvido pelo pessoal. É gigantesco entender melhor cada parte da bicicleta. Uma parte do grupo não sabia para que serve a gancheira, por exemplo, que é uma parte pequena, mas fundamental. E a gente explicava como servia”, comenta Leonardo.

Aqui, mais uma vez a sensação é de pertencimento e de integração dos colaboradores. Afinal, assim como na bicicleta, cada parte de uma equipe é fundamental para o resultado final: sem um pedal bem montado, uma bicicleta não funciona direito; assim como uma empresa só se desenvolve totalmente se todas as peças da equipe, independentemente da função, fizeram bem o seu trabalho e se sentirem parte do sucesso.

Um exemplo disso foi a experiência vivida por Gislene Macedo Cabral, que há cerca de 6 meses faz parte da equipe interna de vendas. Ela chegou à Isapa vinda de outra empresa de bike, e contou que essa foi a primeira vez que ela entendeu, de fato, o que é uma bicicleta.

“Eu me senti muito feliz. De onde eu vim, não tive tanto conhecimento na prática como eu estou tendo aqui na Isapa. E isso somente em 6 meses que estou aqui. Me sinto lisonjeada e importante em saber quanto a Isapa preza pelo funcionário”, comentou Gislene.  

Se sentir parte do sucesso da empresa é fundamental. Montar uma bicicleta é muito mais do que isso: é demonstrar que estamos juntos, é ampliar a integração dos colaboradores, é demonstrar que o papel de cada um faz toda a diferença no dia a dia de uma empresa como a Isapa.