Conheça Raphael Prizanteli, novo diretor nacional de vendas Isapa

17 de outubro de 2024

Quem esteve na Convenção Nacional de Vendas Isapa, que chegou à 49ª edição no último mês de julho, passou por uma semana repleta de aprendizados, como sempre acontece. Em meio a palestras inspiradoras, apresentação de resultados e definição de objetivos, os profissionais reunidos tiveram a oportunidade de conhecer Raphael Prizanteli, novo diretor nacional de vendas da distribuidora – que trabalhará ao lado de José Carlos Santos, gerente nacional de vendas da Isapa.

Com um histórico de mais de 11 anos atuando com vendas em nível Brasil, por diversas marcas renomadas como Embramaco, Grupo Pão de Açúcar e Coteminas, Raphael se juntou à Isapa em junho de 2024, após um detalhado processo seletivo. 

A chegada dele à Isapa é a primeira incursão deste paulista de Ribeirão Preto no universo ciclístico. Neste bate-papo com ele, você conhece um pouco mais da história e dos planos de Raphael Prizanteli no mercado de bicicletas brasileiro. 

Você vem de outros mercados que não o da bicicleta – sua última posição foi como diretor comercial na Embramaco, no ramo da construção civil. O que chamou a sua atenção para aceitar o convite da Isapa?

Raphael Prizanteli – Realmente eu estava bem posicionado em uma das maiores empresas de pisos e revestimentos do Brasil, em um projeto que englobava várias diretorias no meu guarda-chuva. A Embramaco tem sede no interior de São Paulo, em Santa Gertrudes, e eu estava lá com a minha esposa, que tinha dado uma freada na carreira por conta da maternidade. 

Quando ela voltou ao mercado, teve uma oportunidade muito boa em uma empresa gigante, com base em São Paulo. E eu sempre fui apaixonado pelo mercado da capital. Nesse momento, com muita responsabilidade, até pela posição que eu tinha na Embramaco, comecei a vislumbrar uma possível volta a São Paulo. Estava em contato com duas empresas multinacionais, quando recebi o contato da Isapa para participar do processo. E aí tudo mudou. 

O que tinha de diferente nessa oportunidade na Isapa?

Raphael – Quando comecei as conversas com a Isapa, fui atrás de informações sobre o mercado de bicicletas. Fiquei extremante surpreso com os números do segmento, com um potencial de crescimento muito forte, que vai continuar se desenvolvendo e está ligado a algo que eu acredito: esporte, bem-estar, saúde. 

Passei por um crivo de seleção muito exigente. Pelos números que o senhor Isacco me passou foram mais de 300 candidatos no primeiro filtro. Fui passando das fases e a Isapa tomou a decisão de me dar a oportunidade, entendendo que meu know-how atendia às questões profissionais, mas mais do que isso: que meus valores estavam alinhados com a Isapa. 

Quais são esses valores que você citou?

Raphael – Logo de cara nas conversas, quando a consultoria que estava conduzindo o processo de seleção me contatou, me foi falado que estava se procurando uma pessoa para assumir a diretoria comercial da empresa que tivesse muita relação com os valores que a Isapa preservou nesses mais de 62 anos: uma pessoa que tivesse feat com transparência, ética, respeito, trabalho duro e sério.

Prefiro projetos mais longos, mais duradouros. Então tomei muito cuidado no processo seletivo, porque é aquilo: a empresa escolhe o profissional, mas o profissional também escolhe a empresa. Se não tem essa combinação, o processo pode se tornar curto, que é prejudicial pra todo mundo. 

Então, eu também escolhi a Isapa. Quando o processo saiu da mão da consultoria, quando entrou para as pessoas da Isapa... Me encantei com a forma simples, objetiva, transparente e séria conduzida pela família Douek. Na minha primeira conversa com eles eu me encantei, senti muita verdade, entendi o porquê da seriedade do processo e a tamanha responsabilidade que eu teria.

No meio do processo seletivo com a Isapa, eu recebi a aprovação de uma das multinacionais e tive que tomar uma decisão. Eu estava satisfeito com a Isapa, então já estava decidido. 

E como foi essa entrada na Isapa? Como têm sido esses primeiros meses?

Raphael – Tive uma recepção muito bacana, um acolhimento muito especial mesmo. Realmente foi diferente, senti isso no dia a dia. O que aumenta ainda mais minha responsabilidade com as pessoas e com a marca, afinal não é qualquer empresa que vive 62 anos em um mercado como o brasileiro. 

Tenho tentado fazer essa integração da empresa como um todo, manter a curva de vendas alta – ela inclusive tem aumentado, o que me deixa bastante feliz. Com apenas 4 meses, já vejo uma empresa mais integrada, mais comunicativa, saindo da zona de conforto não por imposição, mas pelo exemplo. Tenho tentado me dedicar muito pra aprender sobre segmento, tenho estudado muito sobre produtos 

Ficamos sabendo que você teve uma experiência bem imersiva, e prática, da parte mecânica da bicicleta, não é? Pode contar como foi?

Raphael – (risos) Tive uma experiência fantástica de conhecer uma bike e montar uma bike do zero. Como foi isso? Quando cheguei na Isapa, pedi a tabela de preços e o catálogo de produtos. Ao olhar o catálogo de produtos, é uma coisa incrível: são mais de 8 mil SKU’s.  Por mais disciplinado que eu seja, ia ser complexo demais esse estudo. Além dos nomes, né? Fui estudando uma semana, duas e as coisas não evoluíam como eu queria. 

Aí conversei com nossa equipe de produtos e pedi pra eles colocarem as peças de uma bicicleta em uma bancada para eu montar. Demorei 4h, mas montei. A equipe de produtos esteve comigo o tempo todo, me ensinando onde ia cada peça, lubrificando as peças, limpando. E montei tudo, do começo ao fim.

Aí fui conhecendo as ferramentas, as peças, o que se vende nas lojas, a nomenclatura de cada peça. Isso me trouxe outra visão, e quando eu peguei o catálogo foi outra coisa.

O que foi mais marcante nesse processo de montar uma bicicleta?

Raphael – Isso foi tão rico pra mim, que eu sugeri que essa prática fosse colocada aqui na empresa. Hoje, todas as equipes estão passando por esse processo de montar uma bicicleta e gostado muito do processo, os feedbacks estão sendo ótimos! 

É uma sensação de pertencimento à empresa que nenhuma palestra, livro, catálogo de produtos vai te trazer. Esse é uma forma que eu gosto de trabalhar, me conectando com as pessoas, com as outras áreas, dobrar as mangas e trabalhar: a interação das áreas, uma gestão não por hierarquia, mas pelo exemplo. 

- Você também foi a uma etapa da Kenda Cup, competição que tem o patrocínio da Isapa. Como foi a experiência?

Raphael – Meus olhos brilharam. Depois de toda essa jornada de conhecer a bike, faltava o passo de ver na prática a coisa como ela é. Buscando a interação com nossa equipe de marketing, falei com o Francis (Resende, gerente de marketing) que queria ir. É lá que os nossos consumidores estão, e preciso conhecer essas pessoas. Fiquei fascinado desde o início, com a cidade lotada, movimentando a economia local.

Sou um apaixonado pela Disney, porque vejo um lugar de coisa boa, de alegria. E ali parecia uma Disney da bicicleta: pessoas querendo bem-estar, se divertindo, interagindo, com paixão envolvida. Acompanhei a prova, fui na caminhonete de apoio, filmei, fiz apoio de abastecimento de hidratação. Cada uma das pessoas que pedala ali com seus desafios pessoais, não sabemos quais são, mas todo mundo tem um. Fiquei muito tocado com isso, me fez me apaixonar pelo segmento.

Me despertou, inclusive, a vontade de participar como atleta. Tem gente que ainda duvida um pouco, mas vou participar da próxima Kenda Cup. 

- Em relação aos objetivos comerciais da Isapa, quais são os próximos passos e o que você espera do que vem pela frente?

Raphael – Primeiro de tudo, resgatar e solidificar os valores no mercado, que são continuar crescendo, apresentando resultados crescentes, se mantendo como importadora líder no segmento. O que me traz ainda mais responsabilidade, porque é um desafio entrar em um projeto que já é vitorioso. 

Sou um cara de interagir bastante com as pessoas da empresa, mesmo em outras áreas. Em outras empresas, mesmo estando na diretoria comercial, estava sempre presente nas ações de chão de fábrica, conhecendo o processo de produção, me capacitando para poder saber de cabo o rabo o que estou vendendo. Trabalho com vendas, é assim que meu trabalho funciona. 

É uma combinação nossa aqui na Isapa: continuar prosperando. Meu desafio é trazer um pouco do meu conhecimento nesses 23 anos atuando na área comercial para dentro da Isapa - mas sem mudar a Isapa, sem perder a essência Isapa de ser: empresa simples, objetiva transparente, que cuida das pessoas e que constrói resultados através de pessoas. Também é nisso que eu acredito.