Hayes: mais tradicional marca de freios a disco para bicicleta no mundo chega ao Brasil
08 de maio de 2024
Marca proprietária da Manitou, Reynolds, SUNRinglé e ProTaper, pioneira na fabricação de freios a disco hidráulicos para bicicleta, chega com distribuição da Isapa
A Hayes Bicycle Components, uma das mais inovadoras empresas do mundo da bicicleta, agora é representada no Brasil pela Isapa. Com isso, os produtos da empresa, que praticamente inventou os freios a disco hidráulicos para bicicletas, estão presentes de ponta a ponta do país.
Assim, o consumidor brasileiro ganha a possibilidade de utilizar os mesmos freios que venceram o Campeonato Mundial de Downhill em 2023, com o britânico Charlie Hatton. Além dele, atletas como Remy Metailler, Gee Atherton, Rachel Atherton e Brendan Fairclough, entre muitos outros, também utilizam os produtos da marca.
Todos os modelos utilizam as mesmas tecnologias de construção, e um projeto que visa entregar o mínimo de movimento “morto” possível. O que significa que os pistões passam a se mover desde o primeiro toque dos dedos, garantindo máxima potência e controle em qualquer situação.
Outra tecnologia exclusiva da marca é a Crosshair Caliper Alignment, que possibilita o ajuste perfeito da posição das pinças. Ela garante que não haja o toque dos discos nas pastilhas sem que o piloto realmente queira, e facilitando a vida de mecânicos e usuários durante a instalação e manutenção.
Em um primeiro momento, o fabricante disponibilizará três modelos no mercado nacional:
Hayes Dominion A4 - Sistema de 4 pistões, com pinça forjada a frio e cilindro mestre com ajuste sem ferramentas, alavancas em alumínio, muita potência e modulação, ideal para Downhill e Enduro, utilizada pelos maiores atletas das copas do mundo e o Red Bull Rampage.
Hayes Dominion A4 Purple - Edição limitada do Dominion A4, com partes anodizadas em roxo, remetendo à história do fabricante, e que está sendo utilizado pelas maiores estrelas do Downhill e do Freeride pelo mundo.
Hayes Dominion T2 - Sistema de 2 pistões super-leve (254g por roda) indicado para XC, com alavanca em fibra de carbono Reynolds e hardware em titânio, com o poder de frenagem e a precisão característicos da Hayes.
Quem é a Hayes Bicycle Components?
Em 1946, a Hayes Performance Systems teve seu início como H-H Products, fabricante de peças para motores de barcos nos Estados Unidos. Depois de evoluir para fornecer componentes agrícolas e para pequenos motores, a empresa ingressou na fabricação de freios na década de 1950, desenvolvendo o primeiro freio a disco para karts. Em 1958, a marca passou a se dedicar exclusivamente aos freios a disco não automotivos.
Hoje, fabrica sistemas para máquinas agrícolas, veículos esportivos, elétricos e equipamentos pesados, fornecendo, inclusive, para marcas como Harley Davidson e BMW.
E é sempre importante lembrar: a Hayes foi a pioneira no desenvolvimento dos primeiros freios a disco hidráulicos para bicicleta, com a introdução do Hayes Mag em 1997. É considerado o freio a disco que mudou o mundo do MTB, criando o padrão de projeto que é seguido até hoje por praticamente todos os fabricantes do mundo.
A marca, que foi referência no final da década de 1990, era a favorita de atletas como Shaun Palmer, Missy Giove e outros, tendo sido a responsável pela introdução de padrões que são utilizados até hoje - como os rotores de 6 parafusos e o padrão de montagem post mount.
"A Isapa tem tradição em representar marcas pioneiras. Manitou, uma das primeiras a fabricar suspensões no mundo; Protaper, que inovou os guidões com as características atuais; a Tacx, que criou o rolo de treino inteligente; e a Park Tool, responsável pela invenção do cavalete de manutenção de bicicleta. A Hayes, por sua vez, foi essencialmente a precursora do primeiro freio a disco hidráulico para bicicletas no planeta. É uma marca com tradição, peso, história e qualidade”, afirmou Marcel Balog, gerente de produtos da Isapa.
Além disso, o gerente de produtos da Isapa destacou as qualidades dos freios da Hayes, mundialmente reconhecidos pela potência, durabilidade, confiabilidade, modulação e baixa manutenção - características que prometem agradar aos consumidores mais exigentes.
A marca confia tanto em seus produtos, que oferece garantia vitalícia contra vazamentos.
Hayes Dominion A4
Quando a trilha aponta para baixo e a velocidade aumenta, nada conta mais do que um conjunto de freios forte e confiável, porém com ótima modulação. Além disso, um acionamento justo e sólido, sem sensação de manente esponjoso, também são características que agradam bastante - felizmente, essas são exatamente as características de funcionamento do Hayes Dominion A4.
Utilizando fluido DOT 5.1, esta linha de freios da Hayes conta com uma pinça extremamente sólida, forjada a frio, e com um sistema de sangria dupla, que permite eliminar de forma totalmente eficiente qualquer bolha que possa se formar no sistema, de maneira super simples.
Além disso, a pinça do Dominion A4 possui um sistema de micro-ajuste, que elimina completamente o problema das pastilhas que ficam raspando. O acionamento macio fica a cargo de manentes montados em rolamentos selados, com um acionamento justo, regulagem de ponto de mordida (bite point) e de alcance, este último sem ferramentas - não foi à toa que, em 20218, o PinkBike elegeu o Dominion A4 como o melhor freio do mercado e como o produto do ano.
Vale destacar que o Dominion A4 Purple tem as mesmas especificações, mas com um acabamento anodizado púrpura, com um visual que realmente chama a atenção.
Hayes Dominion A4 - Ficha Técnica
Ajustes: Alcance sem Ferramentas / Bite Point
Alavanca: montada em rolamentos selados
Retenção de Pastilha: Pino mestre
Alinhamento: Pinça com sistema Crosshair de microajuste
Sistema de Sangria: Dual-port
Comprimento da Mangueira Dianteira: 100 cm
Comprimento da Mangueira Traseira: 180 cm
Fluido: DOT 5.1
Peso: 310g (com mangueira dianteira e hardware de montagem)
Hayes Dominion T2
Potência, modulação, praticidade e peso competitivo são as marcas registradas do Hayes Dominion T2, um freio para MTB XC e Trail, com alavancas em fibra de carbono fabricadas pela Reynolds, reservatório de material composto, hardware em titânio e uma concepção derivada do que a marca aprendeu ao desenvolver o Dominion A4.
O modelo também aposta em uma pinça de alumínio forjado a frio, com sistema de sangria duplo e de alinhamento com micro ajuste Crosshair. Apesar de ser usinada para reduzir seu peso ao máximo, ela tem potência e modulação de sobra para qualquer competição de XC, e também para uso em bikes de trail.
No funcionamento, mais uma vez, os destaques ficam pela alavanca com acionamento suave, montada em rolamentos, e no ponto de mordida justo, com regulagem. Além disso, o fit perfeito é responsabilidade da regulagem de alcance simplificada.
Hayes Dominion T2- Ficha Técnica
Ajustes: Alcance / Bite Point
Alavanca: Em fibra de carbono Reynolds montada em rolamentos selados
Reservatório: Material composto
Alinhamento: Pinça com sistema Crosshair de microajuste
Sistema de Sangria: Dual-port
Comprimento da Mangueira Dianteira: Mangueira K2 - 100 cm
Comprimento da Mangueira Traseira: Mangueira K2 - 180 cm
Fluido: DOT 5.1
Peso: 254g (com mangueira dianteira e hardware de montagem)