Como começar a andar de bike no pump-track?
30 de agosto de 2023
Divertido, bom para a técnica e para o condicionamento, o pump-track é também muito mais acessível do que você imagina
Há algumas semanas, você conferiu aqui no blog da Isapa o que é o pump-track e onde você pode encontrar um perto da sua casa. Agora, vamos passar para você algumas dicas mais práticas de como iniciar na modalidade - sempre focando na sua diversão e na segurança em cima da bike.
Antes de tudo, vamos relembrar rapidamente alguns detalhes importantes:
Bike: comprar uma de pump ou adaptar uma MTB?
Para curtir uma pista de pump, o ideal é ter uma bike específica para isso - outras bikes podem até funcionar, mas não vão te dar o mesmo desempenho e diversão. Uma boa opção é a Absolute Brutus, que tem aro 26” e geometria adequada para saltos e manobras.
Se você quiser adaptar sua mountain bike, alguns itens podem ajudar:
- Uma mesa curta, de no máximo 50mm;
- Um guidão largo, de pelo menos 720mm;
- Pneus que rolem bem, como o Kenda K-Rad ou o Kenda Kranium;
- Pedais flat com boa aderência, como o Absolute Prime Flat;
- Um canote que deixe o banco o mais baixo possível.
Equipamentos de segurança
Não esqueça de usar capacete e luvas, que são essenciais. A caneleira também é uma boa ideia para quem está começando, principalmente se você não está acostumado com o pedal plataforma.
Se você quiser se aventurar mais, itens como capacetes fechados como o Bell Full 9 Fusion de Wallace Miranda, joelheiras e cotoveleiras são altamente recomendados - com eles, você ganha até mais confiança para se soltar na pista.
Qual pedal usar?
Evite pedais clip no pump. Sim, dá para andar na pista e fazer curvas com eles, mas o risco de cair é maior e desnecessário, especialmente para quem está iniciando. Nunca é demais lembrar: a ideia é sempre se divertir no pump.
Para a pista, aposte em um par de pedais flat, como o Absolute Prime Flat, em um tênis para skate ou uma sapatilha como a Giro Latch.
Antes de entrar na pista
Ao chegar na pista, cumprimente as pessoas e observe quem está usando o espaço. Muitas vezes, além de outros ciclistas, você vai encontrar skatistas, patinadores, pessoas com patinete, jovens, velhos e crianças - é muito importante entender a dinâmica do local antes de entrar na pista.
Por isso, preste atenção em detalhes como:
-Qual linha as pessoas estão fazendo ao pedalar? Preste atenção onde elas entram na pista, por onde elas saem e em qual sentido elas costumam rodar, além de onde para onde elas estão saltando. Isso vai auxiliar você a entender como deve se comportar e evitar acidentes.
-Bikes e skates fazem linhas diferentes. Preste atenção, já que muitos skatistas cruzam a pista e vão e voltam pelo mesmo lugar - é inerente ao esporte.
-Muito cuidado com crianças pequenas. Elas são extremamente imprevisíveis e é melhor nem passar perto.
-Converse com as pessoas. O pessoal na pista costuma ser receptivo. Por isso, aproveite para conversar e tirar suas dúvidas sobre a pilotagem e a dinâmica do local - isso ajuda demais.
Sua primeira entrada na pista
Depois de entender como funciona a dinâmica do local, aguarde um momento seguro e entre na pista pela primeira vez. O ideal é pegar uma pequena distância e entrar com algum embalo, já que você não deve pedalar dentro do pump-track.
Entrando com um pouco de velocidade, você já vai conseguir sentir como a bike se comporta nas curvas e nos rollers (as lombadas da pista), e também o quanto andar na pista é cansativo.
Com os braços e pernas flexionados, vá tentando acompanhar o desenho do percurso, absorvendo os rollers quando eles chegam e empurrando-os para baixo conforme as rodas descem para “pumpear” a bike.
Como “pumpear” a bike?
Ao contrário do que pode parecer, a energia que embala a bike no pump vem, em grande parte, das pernas, em conjunto com o quadril e o core. Assim, o segredo para ganhar velocidade é empurrar a roda traseira para baixo e para frente, conforme ela desce o roller.
Sim, você vai fazer a mesma coisa com os braços e com a roda da frente, mas a energia que você consegue aplicar nesta hora é bem menor, até mesmo pelo tamanho da musculatura envolvida.
Para empurrar a roda traseira para frente e para baixo, seu centro de gravidade deve estar atrás do eixo traseiro da bicicleta. Em bikes de pump, que são bem mais curtas, normalmente você fica na posição correta naturalmente, já que elas foram feitas para isso.
Agora, se você está usando uma MTB aro 29” adaptada, muitas vezes será necessário deslocar o corpo um pouco para trás, até sentir que você está empurrando a roda traseira na direção da descida do roller e não só para baixo - via de regra, isso quer dizer que sua bunda deve estar um pouco para trás do eixo traseiro.
Lembre-se que, para empurrar o guidão ou os pedais, seus braços e pernas devem estar encolhidos. Por isso, conforme as rodas forem passando pelo roller, encolha seus membros de forma que seu corpo fique estabilizado - depois, aplique sua energia de forma explosiva.
Como fazer as curvas?
A primeira coisa a se lembrar é que as curvas também são rollers, e que o certo é empurrá-las para baixo, assim como você faz com as lombadas. Além disso, ao entrar na curva, é importante rotacionar a cabeça e o tronco na direção da curva, focando sua visão na saída.
Também é muito importante estar com o peso bem centralizado na bike durante as curvas, para evitar que a roda da frente escorregue.
Para manter o máximo de velocidade, o melhor a se fazer é manter uma linha mais alta. Porém, quando estamos começando, é normal não conseguir manter essa linha, já que não temos velocidade o suficiente para isso - tipo o ovo e a galinha.
Pratique os básicos
Além de andar na pista, é importante praticar movimentos básicos como o bunny-hop (o de verdade, sem a sapatilha), além de fazer curvas planas e o manual. Todas estas habilidades se integram ao pump, ampliando bastante sua base de pilotagem - para isso, nada melhor do que contar com um professor de bike.
Saltos - melhor deixar para depois
Saltar com a bike é uma delícia, mas certamente é um passo que você deve deixar para depois que você já tiver dominado as habilidades básicas. Com as curvas e os rollers dominados, tirar as rodas da bike do chão fica mais fácil e seguro.
Mas pode acreditar: mesmo sem saltar, o pump é extremamente divertido e, com alguns dias de dedicação a, você vai cair em uma curva de aprendizado bastante gratificante, até por aprender habilidades que vão ajudar você nas trilhas - por isso, tenha paciência e aproveite a jornada!
E você, já deu umas voltas de bike no pump-track? Compartilhe sua experiência com a gente nas redes sociais e nos vemos nos pedais!