Capacetes fechados: Tendência? Como escolher o melhor para você?
12 de janeiro de 2023
Quando a velocidade e o nível técnico aumentam, o capacete fechado é uma ótima opção para aumentar a segurança – conheça os modelos e saiba escolher a versão ideal para o seu rolê
Quando começamos a pedalar, normalmente a opção de capacete acaba recaindo no tradicional “capacete de ciclista”. Daqueles que protegem apenas a parte de cima da cabeça, deixando o rosto livre - com eles, conversar e respirar não são problemas, e a dissipação de calor costuma ser ótima, algo muito bem-vindo para quem está dando as primeiras pedaladas.
Além disso, para quem é praticante do ciclismo de estrada e do mountain bike cross-country, o capacete aberto oferece uma boa proteção, mantendo o peso baixo e a ventilação em alta. Mas, em muitos casos, usar um capacete fechado, também conhecido como full-face, é praticamente obrigatório, especialmente se a ideia é manter os dentes e o nariz no lugar.
Mas existem vários tipos de full-face, cada um indicado para um tipo de pedal. Por isso, apresentamos no texto abaixo algumas dicas para escolher o capacete fechado ideal para o seu rolê.
Capacetes fechados para pedais extremos
Em algumas modalidades como o downhill e o BMX race, vale a pena investir em um capacete fechado mais robusto. O Bell Transfer é uma das opções mais legais do mercado. Uma das vantagens deste tipo de capacete é justamente sua queixeira fixa e a construção mais robusta, que atende ao padrão norte-americano para capacetes destas modalidades, garantindo níveis elevados de proteção para a cabeça e para o rosto.
Este tipo de capacete também é indicado para quem vai praticar um enduro mais extremo, dirt jump ou free-ride – em contrapartida, ele pesa cerca de 1.040g e seu desenho é bem fechado, o que pode não ser tão bom para o conforto nas subidas ou quando o clima está mais quente.
Se você busca um capacete um pouco mais leve sem reduzir tanto o nível de proteção e, de quebra, ainda economizar alguns reais, a opção da Bell é o Sanction. Ele também atende aos padrões mais elevados de segurança, pesa apenas 850g e tem janelas de ventilação mais generosas – Por ser o capacete de entrada da linha e contar com grande variedade de tamanhos, trata-se de um ótimo capacete, inclusive, para crianças ou jovens que estão dando seus primeiros saltos ou começando a competir no BMX.
Seja qual for o caso, a dica para quem vai realmente abusar na bike é apostar em capacetes super reforçados, que muitas vezes até parecem com capacetes de motocross, não por um acaso.
Capacetes com queixeira removível
Se no downhill e no BMX as subidas não são um problema, o mesmo não pode ser dito do enduro e especialmente do trail. Afinal, mesmo que estas modalidades visem a velocidade ou a diversão nas descidas, o rolê envolve subir pedalando.
Nestes casos, uma das melhores invenções do mercado, o capacete com a queixeira removível, pode ser a solução ideal. Inclusive, a Bell é uma das maiores responsáveis por lançar este tipo de capacete no mercado, algo que aconteceu em 2014 com a apresentação do Bell Super 2R.
Mas engana-se quem acredita que este tipo de capacete oferece menos proteção. Afinal, modelos como o Bell Super DH Spherical possuem este tipo de tecnologia, mas atendem aos padrões ASTM F1952-15 para DH e ASTM F2032-15 para BMX - ou seja, é um capacete para uso extremo, que pode ser utilizado tranquilamente por pilotos de enduro que desejam uma dose extra de proteção, mantendo o peso competitivo de 860g e boa ventilação.
Outro detalhe é que, assim como qualquer capacete com queixeira removível de qualidade, ele é extremamente prático, algo super útil em viagens e pedais em que você não sabe o que vai encontrar pela frente, ou até para quem quer ter um capacete aberto para rolês mais leves, e um fechado para fazer downhill no fim de semana, sem precisar investir em dois equipamentos.
Um dos segredos deste capacete é a utilização da exclusiva tecnologia Spherical by MIPS. Como você confere no vídeo abaixo, com duas capadas independentes de EPS, ela permite que uma metade do capacete deslize sobre a outra, dissipando com total eficiência impactos com rotação.
Se você busca um capacete top de linha, mas precisa de um modelo mais leve e ventilado, mesmo quando com a queixeira, o Super Air R Spherical oferece vantagens inigualáveis. Este modelo pesa apenas 640g com a queixeira instalada, com o baixo peso sendo conferido, em parte, por suas 28 amplas janelas de ventilação.
Além de também contar com a tecnologia Spherical by MIPS, este capacete pode ser uma excelente opção para quem saiu agora do cross-country e quer entrar no mundo do trail e do enduro, para quem comprou uma e-bike e quer garantir maior nível de proteção, ou até para o mountain biker mais focado no XC que quer ter uma opção com mais proteção para treinar trechos mais técnicos e saltos.
Mesmo que ele não tenha os certificados para ser utilizado em competições de modalidades mais extremas como o downhill e o BMX, ele certamente oferece muito mais proteção do que um capacete aberto convencional.
Até porque, a Bell é uma das pioneiras na fabricação de capacetes para veículos de duas rodas, e todos os seus modelos utilizam técnicas avançadas de construção e tecnologias diferenciadas, como o sistema de retenção Float Fit e o sistema de escoamento de suor Sweat Guide.
Se você acredita que um capacete com as características acima pode ser interessante para você, mas o orçamento está um pouco mais curto, a Bell também oferece o Super 3R Mips, que poderia ser colocado entre o Super DH e o Super Air R em uma escala visando robustez e ventilação, sendo um capacete extremamente versátil que oferece uma proteção incrível e muita ventilação, com um peso de 784g.
Segundo o fabricante, o modelo é ideal para pedais de all-mountain, sendo especialmente indicado para pedais longos, daqueles que fazem a gente passar o dia inteiro na trilha encarando todos os tipos de obstáculos, inclusive os mais agressivos - assim como os outros capacetes da Bell, a queixeira pode ser facilmente retirada e instalada sem ferramentas.
Ficou curioso sobre as tecnologias dos capacetes Bell?
Então fique ligado aqui no blog da ISAPA e prepare-se: em breve, vamos apresentar mais informações super legais para você.