Projeto social faz do ciclismo um vetor de transformação e desenvolvimento além da prática esportiva
05 de janeiro de 2022
Que o ciclismo é uma atividade que promove bem-estar e saúde e colabora com o meio ambiente, ninguém duvida mais. Mas, saiba que esse esporte tão adorado – e que cresce a cada dia no Brasil – também tem seu valor enquanto vetor de transformação. É o que mostra um projeto social idealizado pela assessoria esportiva Personal Team, que conta com o apoio da ISAPA para fortalecer ainda mais a iniciativa.
O projeto social na região famosa pela prática do ciclismo de estrada
O projeto social surgiu como uma extensão da assessoria esportiva Personal Team. Na época, os idealizadores sentiram a necessidade de envolver mais a comunidade localizada em Pirapora do Bom Jesus-SP, no entorno da Estrada dos Romeiros, à oeste da metrópole paulistana e conhecida pelo forte apelo ao ciclismo de estrada. O local, aliás, é onde a própria assessoria realiza sessões de treinamentos com a equipe de atletas.
“Acho que o grande objetivo é a inclusão desses jovens num esporte, o ciclismo de estrada, difícil de ser praticado, ainda não tão acessível ao grande público. É uma forma de poder dividir e compartilhar a pista e todos benefícios que o pedal pode trazer”, explica Arthur Audi Ferreira, empresário do meio bike e criador da Personal Team em São Paulo.
Ele também é ex-atleta de ciclismo, campeão das 12h e 24h de MTB, da Copa São Paulo de MTB 2015 e de duas etapas do Grand Fondo.
Hoje são 12 jovens atendidos pelo projeto social, com potencial de atender a 36 crianças e adolescentes da região, onde a Personal Team já possui uma sede que serve de ponto de encontro entre a assessoria e a comunidade local. O local é uma espécie de centro de socialização, onde existe grande interação entre as crianças e adolescentes atendidas e a equipe esportiva: conversam sobre os benefícios do esporte na saúde e na vida, além das oportunidades que o ciclismo pode promover.
“Nós queremos retribuir um pouco a essa comunidade de pessoas que sempre nos recebe tão bem aos finais de semana, por isso encaramos esse projeto. Nosso foco é levar jovens e crianças, que antes só assistiam nossa equipe pedalar, para a pista de ciclismo e apresentar uma possibilidade de vida através do ciclismo. Hoje essa garotada tem a oportunidade de pedalar e sentir os benefícios da prática esportiva, além de aprender muito com esse esporte maravilhoso”, comenta Arthur.
Através da prática do ciclismo de estrada, segundo Arthur, é possível desenvolver diferentes características enquanto seres humanos, para além de todos os sabidos benefícios de saúde e bem-estar:
- senso de disciplina da capacitação (treinamento) em prol de um resultado;
- o valor da coletividade e trabalho em grupo - um pelotão de ciclismo em harmonia é mais eficiente do que uma pessoa sozinha;
- aprimoramento técnico de habilidades;
- desenvolvimento motor e cognitivo;
- concentração e foco;
- controle emocional e físico – lidar com tensão, pressão e saber acelerar na hora certa.
Apoio da ISAPA com equipamentos Giro e Absolute fortalece projeto social
Uma das principais distribuidoras do mercado brasileiro de bicicletas, a ISAPA cumpre seu papel de colaborar com o crescimento do ciclismo ao se tornar apoiadora do projeto da Personal Team. Neste apoio, oferece à equipe equipamentos de alta qualidade: capacetes da Giro e quadros e sapatilhas da Absolute Bikes, além de outras peças e acessórios.
“Ter uma empresa de história no mercado e relevância como a Isapa apoiando o ciclismo de base no Brasil é fundamental. Essa parceria nos possibilita ter acesso aos equipamentos adequados, com a qualidade e segurança que nossos atletas precisam. Isso só reforça nosso comprometimento e serve como um combustível para darmos continuidade a esse projeto tão desafiador”, destaca Arthur.
A Personal Team
A Personal Team é uma assessoria esportiva que realiza o treinamento e organiza competições de ciclismo nacionais e internacionais para um grupo de atletas amadores de alta performance. São pessoas do mundo corporativo e empresarial, apaixonadas pelo pedal e que veem no ciclismo um meio de se desafiar e superar seus limites.
O time é formado por aproximadamente 45 pessoas, entre atletas e equipe de suporte, treinadores, preparadores e ex-atletas que colaboram, a partir de sua bagagem, para instruir e cuidar dos aspectos técnicos e físicos da equipe de atletas.
Com muitos quilômetros já rodados de bicicleta, a equipe coleciona participações em diferentes competições no Brasil e mundo afora: Grand Fondo Nova Iorque, L’etape Rio, do Tour de France, além de sessões de pedal em Cunha e Campos do Jordão, no estado de São Paulo, e viagens de training camping pela Itália, França, Espanha, Chile e Uruguai.