Guia para entender a bike: garfo de bicicleta tapered X garfo de bicicleta tradicional
01 de setembro de 2021
Depois de conhecer o sistema S.H.I.S, que padronizou a forma de entender e medir as caixas de direção, seguimos no mesmo tema. Desta vez, nos aprofundando sobre outro componente que também se integra a esse conjunto: o garfo de bicicleta. Neste texto da série “Guia para entender a bike” vamos falar da função e, principalmente, sobre as diferenças entre os garfos tradicionais e os garfos tapered.
Antes de tudo: para quê serve o garfo de bicicleta?
Componente presente em toda e qualquer bike, o garfo de bicicleta nada mais é do que uma estrutura que une a roda dianteira ao quadro. Em diversos casos, especialmente em mountain bikes, ele também é chamado de garfo de suspensão, ou apenas suspensão, já que oferece um sistema de amortecimento integrado.
Desta forma, são dois os tipos de garfos:
- Garfo rígido, sem sistema de amortecimento;
- Garfo de suspensão, também conhecido como suspensão dianteira, aquele garfo de bicicleta que já vem com amortecedor.
Enquanto os garfos rígidos são mais adequados para uso em terreno liso, como em cidades e estradas pavimentadas, os garfos com suspensão são os mais apropriados para quem pratica o MTB. Afinal, estes têm a função de aliviar trancos e trepidações da bike e manter a roda em em contato com o solo mantendo a aderência dos pneus em um terreno irregular, garantindo melhor controle e menor cansaço dos braços e mãos.
Antes de ferro e aço, depois de alumínio e, hoje, até de fibra de carbono. E é sempre bom lembrar que, quanto mais avançada é a tecnologia, maior o valor do investimento, embora venha com muito mais vantagens. O resultado, por exemplo, de um garfo de fibra de carbono é a união do que mais se busca numa bicicleta: alta resistência, rigidez e baixíssimo peso.
A espiga
A espiga do garfo, ou steerer em inglês, é a parte que atravessa a caixa de direção, entrando no quadro e, em geral, leva o suporte de guidão fixado em sua ponta.
Quando falamos de um garfo tapered, é desta peça que estamos falando. Em tradução literal, tapered significa cônico.
Até meados da década de 90, praticamente todos os garfos contavam com espigas de 1” de diâmetro, quando surgiram os garfos com espigas de 1 1/8”, chamados de garfos oversized, ou apenas over. Essa maior dimensão tinha como intuito garantir mais rigidez e resistência aos garfos.
Na virada do milênio, com a evolução das modalidades mais extremas do mountain bike, com saltos cada vez maiores e obstáculos mais técnicos, criou-se a espiga de 1.5”, com diâmetro realmente grande.
Em pouco tempo, fabricantes de quadros e garfos entenderam que esta nova medida tinha vantagens, mas ao mesmo tempo era pesada e demandava muitas peças específicas para a montagem da bike. Juntaram, então, o melhor dos dois mundos, em uma espiga cônica, com 1.5” na sua base e 1 1/8” no topo. Nasceu daí, o que conhecemos hoje como garfos tapered.
Benefícios do garfo de bicicleta tapered
Mais reforçados, com dimensões maiores na parte inferior, local que sofre maior fadiga nos garfos os modelos tapered possuem uma área maior para dissipar esta energia.
Esta estrutura mais “parruda” é visível e clara até para quem não entende do assunto. Bikes que usam garfos tapered contam também com um tubo de direção maior e todo o conjunto se torna mais forte.
Garfos de bicicleta tradicionais ainda são encontrados, mas são espécies em quase extinção (se considerarmos marcas de alto rendimento). Como o mercado está evoluindo, logo serão deixados de lado, pois todos os componentes que os cercam estão mudando também.
Seja para se divertir, evoluir tecnicamente ou pedalar cada vez mais rápido, esta é uma tecnologia que veio pra ficar:
- Agrega maior rigidez;
- Oferece mais durabilidade aos componentes;
- Pouquíssimo acréscimo de peso, somente na parte em que mais precisa;
- Visual mais robusto e atraente.
Garfo tapered é mais do que tendência, é o que há de mais moderno
Seguindo a mesma lógica das caixas de direção, os garfos de bicicleta também evoluíram até chegar à realidade dos garfos tapered. Se antes, nas bikes antigas ou de entrada, o modelo Standard era padrão – e depois ganharam mais robustez com as medidas Oversized –, hoje os garfos tapered são os protagonistas a partir das bikes intermediárias.
Inicialmente projetados para aas mountain bikes de modalidades extremas, eles rapidamente se tornaram uma tendência e, hoje, já são padrão. Atualmente eles são encontrados facilmente em bikes intermediárias e nas tops de linha.
Especialistas do universo ciclístico dizem que é até um caminho sem volta. Assim como é difícil imaginar um carro sem freio ABS, fabricantes de bicicletas de alta performance nem consideram mais um conjunto que não seja compatível com o sistema tapered.
Mesmo as bikes projetadas para o lazer e diversão já contam com a tecnologia do sistema tapered, em todas as modalidades, da estrada ao downhill.