Conheça o sistema S.H.I.S., o “padronizador” das caixas de direção de bicicletas
19 de agosto de 2021
No primeiro texto que iniciou a série “Guia para entender a sua bike”, aqui no blog Pedala, falamos sobre a caixa de direção de bicicleta, sua importância para o funcionamento da bike, assim como os tipos existentes no mercado. Agora, continuando a série, e nos aprofundando nesse tema, vamos entender sobre os padrões de encaixe dos copos da caixa de direção?
Essa informação pode ser muito relevante, ainda mais na hora de definir qual modelo de caixa você precisa comprar para ser compatível com o quadro/garfo.
Sistema de medidas para padronizar e tornar mais fácil o entendimento
Como foi falado no texto anterior, são 3 os padrões de encaixe de caixa de direção no quadro existentes no mercado: Copos externos, copos internos ou rolamentos direto no quadro. Acontece que, mesmo tendo 3 opções, cada modelo variava muito entre si, de acordo com cada fabricante, faltando uma real organização e padronização das nomenclaturas e, acima de tudo, das medidas.
O problema era: até entre os próprios fabricantes de componentes não existia um método ou um padrão a seguir. Muitas vezes, cada marca de caixa de direção divulgava suas medidas de uma forma diferente e cada fabricante de garfos ou quadros exigia seu próprio padrão de espiga, com tamanhos que ela impunha. Isso resultava numa confusão muito grande, tanto para lojistas e, principalmente, ciclistas: caixas de direção vendidas pelo mesmo nome, de “um padrão específico”, mas com medidas completamente diferentes. Era preciso, então, um consenso e uma maior organização.
A solução foi instituir um padrão que fosse seguido por todo segmento. Até porque a própria construção da bike foi evoluindo com o tempo: mais tecnologia e outros tipos design, geometria, matéria-prima. Algo que demandava também constantes adaptações à novas medidas, formatos e materiais de outros componentes.
Para simplificar a discussão, algumas empresas se juntaram para criar uma nomenclatura padrão, a S.H.I.S (Standardized Headset Identification System ou Sistema de Identificação Padronizado de Caixa de Direção). É como se fosse uma ISO das caixas de direção de bike.
A partir da padronização S.H.I.S. temos, então, 3 modelos:
Copos externos / EC (External Cup): o modelo mais usado durante muitos anos. Os copos tem uma borda que se encaixa no quadro e se sobressai numa parte mais larga fora do quadro para acomodar as esferas ou rolamentos. Padrão ainda muito utilizado nas bicicletas mais simples na medida Standard (30mm), ainda tem algumas bicicletas usando a medida Oversize (34mm) e quase não é mais encontrado nas bicicletas com quadro de alumínio em diante.
Semi-integrada – ZS (Zero Stack): o copo e os rolamentos ficam dentro do quadro, que tem o tubo superdimensionado para receber os rolamentos. Erroneamente chamada de “mega-over”, é o modelo mais utilizado em bicicletas intermediárias de MTB e estrada hoje em dia, muito pelo aumento da rigidez que esse formato promoveu. Seu encaixe no quadro é geralmente de 44mm, com exceção dos modelos Tapered, que podem ser 55/44mm ou 56/44mm;
Integrada – IS (Integrated): modelo muito utilizado em bicicletas de estrada e em quadros de fibra de carbono tanto de estrada quanto de MTB. Com as mesmas opções de medidas das caixas semi-integradas, conta com os rolamentos diretamente no quadro, sem copos, que podem ser vendidos como peça de reposição para caixas semi-integradas.
Como aproveitar essa informação para numa eventual compra ou substituição?
Ao compreender o sistema S.H.I.S., qualquer pessoa pode ter as medidas exatas dos encaixes dos copos da caixa de direção, o que torna o processo de escolha da caixa sem erros.
No sistema S.H.I.S devemos observar quatro medidas para chegar na caixa correta para a bicicleta.
- Medida superior da espiga – onde fixa a mesa
- Medida inferior da espiga – onde encaixa a pista
- Medida superior do quadro – onde encaixa o copo / rolamento
- Medida inferior do quadro – onde encaixa o copo / rolamento
Após encontrar essas medidas você saberá exatamente qual caixa de direção comprar.
No próximo texto mostraremos todas as principais medidas possíveis para os padrões de encaixe que conheceu hoje.