Na rua, na trilha ou na estrada: saiba qual sapatilha para ciclismo ideal de acordo com o seu uso
21 de julho de 2021
No texto anterior, falamos sobre os 4 pontos de atenção que qualquer ciclista deve saber na hora de escolher a sapatilha para ciclismo ideal. Agora, que tal saber sobre as características que as sapatilhas das principais modalidades possuem? Confira as dicas a seguir para conhecer as diferenças entre elas e facilitar a sua vida e otimizar a sua busca – especialmente se você é ciclista iniciante.
Antes de tudo, o primeiro passo é saber qual tipo de pedal você está acostumado a fazer. Sabendo se vai pedalar na cidade, mountain bike ou ciclismo de estrada, a partir daí a escolha vai ficar mais fácil.
Tenha em mente: não necessariamente o que você precisa é o produto que busca alto rendimento. Em geral, as sapatilhas que focam mais em performance têm menos conforto, o que em geral é uma característica importante para quem pedala por lazer.
Para quem está começando considerar uma sapatilha, é importante lembrar que pedalar com os pés clipados no pedal traz uma grande vantagem: elas trazem conforto físico, já que o encaixe fica perfeitamente ajustado ao local correto dos pés enquanto pedala. Como resultado, acabam as dores nas articulações.
Se você vai pedalar nas ruas, para deslocamentos urbanos
Mesmo “apenas” para se deslocar pela cidade, como ir ao trabalho, academia, faculdade ou até um pedal de lazer mesmo, uma sapatilha pode dar mais comodidade e eficiência nas pedaladas – com os pés clipados, a transferência da energia se concentra em uma parte só do corpo. Assim como tem uma chuteira para futebol e um tênis apropriado para corrida, ora, porque seria diferente para pedalar?
Então, se o seu propósito é o deslocamento urbano, foque suas buscas em um modelo assim, urbano. Há alguns anos existem as sapatilhas para ciclismo cara de tênis. Em geral, têm um visual parecido com um tênis de corrida ou com tênis para trilhas em montanha :mais confortáveis para seus pés, mas ainda assim extremamente eficientes no pedal.
Modelos assim são perfeitos para todas ocasiões de dia a dia, e também para algumas trilhas leves de mountain bike. No geral, essas sapatilhas possuem a sola emborrachada, para mais conforto caso seja preciso caminhar. Além disso, combinam o visual casual de um tênis comum com o conforto, aderência e rigidez equilibrados para melhorar o rendimento.
Por isso elas são indicadas, principalmente para ciclistas que eventualmente vão empurrar a bike, e também para ajudar a subir e encaixar melhor, com mais segurança nas descidas. Alguns modelos podem, inclusive, atender perfeitamente a quem vai praticar o cicloturismo.
Vai praticar mountain bike em trilhas mais técnicas
Se a ideia é pedalar com muito mais frequência nas trilhas de MTB, uma sapatilha própria para essa modalidade é mais adequada. Elas possuem solados emborrachados e com ranhuras, ideais para o pedal e também para o caso de você precisar andar e empurrar a bike numa estradinha de terra ou subida acidentada. Isso porque elas possuem cravos mais agressivos, que auxiliam a manter o equilíbrio na terra.
Os diferenciais de modelos voltados ao MTB é que também são versáteis, com um bom equilíbrio entre rigidez e conforto, podendo ser usadas até na estrada – considerando que terá um acréscimo de peso e menos aerodinâmica que uma projetada para esta modalidade.
Por isso, são os tipos de sapatilha para ciclismo mais populares no país, com uma infinidade de opções disponíveis.
- Sapatilha de MTB tipo tênis: geralmente focada mais no conforto e com uma sola flexível, bem versátil que favorece o deslocamento. Não é indicada para quem busca performance, mas é uma ótima opção para quem está começando a pedalar clipado, para sentir os benefícios das sapatilhas de ciclismo.
- Sapatilha de MTB de performance: como o próprio nome já diz, é pra quem busca um pouco mais de rendimento e quer pedalar mais rápido e melhor nas trilhas mais técnicas. Nesses modelos, os cravos costumam ser maiores, com um sistema de ajuste superior para vestir e encaixar melhor nos pés.
Pra quem quer uma sapatilha para ciclismo de estrada
As sapatilhas para estrada geralmente são mais leves, possuem uma sola lisa e bem rígida, com alguns poucos cravos no calcanhar e nas pontas. Além disso, costumam ter entradas de ar, vazadas e arejadas, que mantêm os pés ventilados, um ponto importante ainda mais aqui no Brasil. Mas não são adequadas para caminhar no chão, pois não foi projetada para isso.
Geralmente o ciclismo de estrada se resume em sessões mais longas de pedal, por isso as sapatilhas pra essa modalidade são focadas mais na estabilidade e eficiência da transferência da energia, além de um encaixe ainda mais firme no pedal, e não na aderência ao solo.
E aí, gostou das dicas? É importante entender as diferenças entre os vários modelos para ter uma escolha mais assertiva. Para isso, lembre-se: a sapatilha ideal pra você é aquela que se encaixa com o seu perfil e estilo de pedalada.
Seja um modelo “de entrada” ou “top de linha”, existem inúmeras opções que vão variar, como dissemos no texto anterior, de acordo com a tecnologia envolvida em sua construção. Então, se você quer começar a pedalar com uma sapatilha, aproveite essas informações e peça também uma orientação com especialistas nessa hora.