Trilha de mountain bike: dicas para aproveitar ao máximo e se divertir enquanto pedala

30 de junho de 2021

Acordar cedo, tomar um café da manhã reforçado, se arrumar enquanto faz a digestão e pronto: pegar a bicicleta e pedalar em alguma trilha de mountain bike. Se você é um praticante da modalidade, é esse o retrato para começar um final de semana do jeito perfeito, certo?

Para auxiliar você a se divertir o máximo possível em trilhas por todo o Brasil (e, por que não?, fora dele), conversamos com duas feras no assunto: Raiza Goulão, atual campeã brasileira de XCO na categoria Elite, e Lázaro Moreira, tricampeão brasileiro de XCO na Juvenil. A dupla trouxe dicas e macetes para que você aproveite a vida ao ar livre do melhor jeito!

Vamos nessa?

Dica 1: faça e refaça descidas na trilha de mountain bike

A primeira dica vem de Raiza Goulão: para conseguir descer com prazer e segurança, é preciso praticar. Para ela, essa é a melhor maneira de aproveitar descidas nas trilhas.

“É preciso ter confiança para fazer uma descida com mais velocidade, sentindo aquele vento na cara. Na primeira vez, não desça com muita velocidade. Faça, refaça a descida, repita tantas vezes quanto for necessário. Quando se sentir confiante, aí sim busque ganhar velocidade a cada vez que você for transpor esses obstáculos”, recomenda a atleta da Squadra Oggi.

Dica 2: deixe a bike fluir em single tracks

Antes de partirmos para a segunda dica, vale uma explicação. Para quem não está habituado com os termos, single tracks são trechos em lugares mais fechados, em que a trilha tem espaço para apenas uma mountain bike (algo como caminho individual, em tradução livre do inglês).

Para Lázaro Moreira, esta foi uma das principais técnicas que ele aprendeu logo no início da carreira.

“É importante deixar a bike fluir em single tracks. Evitar pedalar muito, porque você pode acabar perdendo o timing certo de fazer as curvas. É uma das técnicas mais simples e fáceis que aprendi, mas que faz muita diferença: deixar a bike fluir e curtir o movimento do pedal”, explica Lázaro.

 Dica 3: ajuste o setup da sua bicicleta

Lázaro conta, ainda, que alguns ajustes na bicicleta são fundamentais para você curtir ainda mais a trilha de mountain bike. Dois pontos especialmente são importantes: a suspensão e os pneus.

“Tenho certeza de que se a pessoa regular bem a suspensão e calibrar direitinho os pneus, o pedal vai ser muito mais confortável e, consequentemente, a diversão vai ser muito maior”, acredita.

“Minha dica é deixar a suspensão mais macia e deixar o pneu na calibragem correta. Se deixar o pneu muito cheio, vai socar muito na trilha e aí fica mais cansativo”, complementa.

Tanto no caso da suspensão quanto no caso dos pneus, siga as orientações que vêm no manual. E vá testando, para entender qual calibragem é a ideal para o seu estilo.

Dica 4: nas descidas, posicione-se do jeito correto

A Raiza já contou pra gente, neste texto sobre lugares para pedalar AQUI, que ela gosta muito de descer quando pedala para se divertir. Não por acaso, ela trouxe mais uma dica especificamente de descidas.

“Numa descida, quando ela é muito técnica, muito íngreme, é importante você posicionar seu corpo um pouco pra trás do selim e esticar os braços pra frente. Isso vai muito do jeito da pilotagem, é claro, mas aconselho que você vá para trás do banco e jogue todo o peso pra trás, pra não ter o risco da bike lançar você pra frente, de você ir pra frente do guidão”, explica.

“Por isso, minha dica pra descidas mais inclinadas é essa: ir um pouco para trás do selim e buscar essa segurança, essa confiança pra descida mais pesada”, completa Raiza.

Tomara que essas dicas auxiliem você a encontrar seu melhor jeito de pedalar. E, mais importante de tudo, que você se divirta ao máximo em qualquer trilha de mountain bike.