Estamos iniciando a série Cuide da Sua Bike: são textos sobre manutenção de bicicleta para você saber tudo o que quer e precisa sobre o tema. Pra começar, vamos para o básico: é importante ter alguns cuidados com a bike e checar as condições dela antes de pedalar. O nome disso é manutenção preventiva – assim como é feito com um carro antes de uma viagem, é algo fundamental para aumentar a vida útil da bike, peças e componentes.
Neste texto, falamos sobre as dicas práticas de manutenção, que você pode fazer em casa.
“O que o ciclista precisa fazer é se conscientizar e realizar em casa uma limpeza e manutenção básica, mantendo sempre os componentes lubrificados. São tarefas simples e práticas, que podem até se tornar um hobby. Mas, caso a pessoa não goste, não tenha tempo ou não sente confiança, o melhor é procurar um mecânico de confiança para não expor o equipamento a maiores riscos”, aconselha Leonardo Nascimento, especialista em mecânica e responsável técnico da Isapa.
Mas como fazer isso? Veja a seguir os 3 cuidados com a bike indicados pelo nosso especialista.
1- Verifique se o pneu precisa ser calibrado
Lembre-se de manter sempre os pneus calibrados, de acordo com o peso. Mas saiba também que um pneu bem calibrado não é necessariamente um pneu super cheio. A depender da modalidade e objetivo é até possível uma calibragem mais baixa, mas a dica fica para sempre verificar na lateral do pneu que usa, geralmente ali está a indicação da pressão mínima e máxima que podem ser utilizadas. Então, basta somente seguir essa orientação quando for calibrar.
E como saber se o pneu precisa ser calibrado? É simples. O pneu dá alguns sinais, é algo até visual. Basta você segurar a roda para ter uma base e pressioná-lo com os dedos; se ele estiver muito “molenga”, com certeza está murcho, você vai sentir. Está na hora de calibrar.
É importante saber que o pneu muito murcho pode trazer riscos à segurança, além de poder prejudicar o aro e os raios da roda. Uma dica válida que pode se tornar um hábito é verificar e calibrar pelo menos 1 vez por semana. Isso é importante porque mantém a bike com uma alta eficiência, seja mountain bike, estrada ou urbana, lembrando sempre de respeitar as instruções do fabricante.
2- Cheque as pastilhas de freios
O freio é o item de segurança número 1, um componente que literalmente vai te proteger e salvar sua vida, por isso qualquer descuido é perigoso. É bom exercitar o seu olhar e prestar atenção aos sinais que ele dá.
Se você usa freios comuns, tipo v-brake, a verificação mínima, é: olhe bem para a pastilha e confira se está muito desgastada, se estiver muito próxima da base é hora de trocar; caso você sinta que a pastilha está raspando na roda ou o cabo está um pouco frouxo, é hora de levar na sua oficina mecânica de bike de confiança.
Um teste fácil de se fazer é levantar a bike e girar a roda da frente, se ela estiver rodando livre, está tudo bem. Se por acaso estiver pegando no freio, será preciso ao menos um ajuste e alinhamento. É importante não negligenciar esse tipo de cuidado com a bike: pode ter sérios problemas durante a pedalada, correndo mais riscos de acidentes.
Quem usa bike com freio a disco, a dica é se atentar a possíveis chiados e barulhos que a pastilha pode fazer quando muito próxima ao rotor do disco. Isso é um sinal que ela está muito desgastada e é necessário substituir, afinal eles também têm uma vida útil que é preciso respeitar. Se você usa a bike com o freio assim, desgastado, ele pode começar a raspar e entrar em atrito com o disco do freio, gerando um superaquecimento que ocasiona na falta de freio.
Outra dica importante é quanto à limpeza, que pode ser feita em casa. É comum o rotor acumular com facilidade resíduos de poeira, terra e qualquer tipo de sujeira, o que também ocasiona ruídos e pode prejudicar a frenagem.
Primeiro, nunca utilize o famigerado óleo WD ou qualquer outro tipo de lubrificante para a finalidade de limpeza. No máximo, com relação ao freio, limpar o rotor com papel toalha e detergente neutro.
Mas se você quer ser ciclista consciente e conservar seu equipamento com boa performance, o melhor mesmo a se fazer é utilizar produtos específicos para isso. A Algoo Sports e a Finish Line, por exemplo, possuem seus próprios limpa freios, fáceis de usar em casa.
Mas lembre-se: esses cuidados em casa não substituem uma revisão periódica completa com profissionais.
3- Mantenha corrente e transmissão lubrificadas
Antes de sair pra pedalar, outra coisa que é essencial é sempre verificar se há necessidade de lubrificação na transmissão. Ela é composta pelas coroas, corrente, cassete, movimento central e pedivela. Ou seja, todo o sistema responsável por transmitir a força das suas pernas à rotação das rodas e movimentação da bicicleta.
É importante que o sistema seja lubrificado, mas não tanto, existe um ponto ideal. É possível saber se está muito seca tanto pelo visual quanto pelo som que emite, já que uma corrente sem lubrificação faz mais barulho que o normal.
A partir disso, existe os tipos de óleo certos para o tipo de terreno e condições climáticas que geralmente usa: para tempo seco é um tipo, para dias úmidos ou chuvosos, outro.
Como já dissemos aqui, a limpeza faz parte da manutenção preventiva. E, se é assim, para sua bike rodar bem ela precisa estar com a relação e o kit de transmissão muito bem limpos e lubrificados, sempre! Neste vídeo você descobre como limpar de forma simples, com os produtos certos.
Manutenção preventiva X manutenção corretiva
Basicamente, a diferença entre elas é o valor, porque a manutenção preventiva é muito mais barata se você tiver os cuidados com a bike em casa, antes de pedalar e depois. Usando os produtos certos e adequados, os componentes duram muito mais. Já a manutenção corretiva sai muito mais cara, pois pode comprometer o bolso e as condições da bike como um todo, a longo prazo.
Se a prevenção é o melhor remédio, é importante exercitar pelo menos esses 3 cuidados básicos com a bike, tornando-os hábitos SEMPRE que for pedalar. A manutenção da bicicleta está diretamente relacionada à prolongação da sua vida útil e, por consequência, a economia que o ciclista pode ter.
Por isso, é preciso que você pratique esse olhar e siga à risca esses cuidados com a bike. Porque quanto mais você cuida, mais ela dura. E quanto mais você pedala, mais atenção à manutenção. E aí não importa qual seja o modelo da sua bike, se você pedala por lazer, mobilidade urbana ou é atleta profissional.
A preocupação com a sua bicicleta deve ser a mesma, independentemente do valor que investiu nela. Então, vamos cuidar daquilo que a gente gosta, é ou não é? Até o próximo post.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Undefined cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.