Você sabe como escolher a sapatilha para ciclismo? Confira dicas e modelos para várias modalidades

22 de julho de 2020

Escolher uma sapatilha para ciclismo pode não ser a tarefa mais fácil, principalmente para quem está iniciando no pedal. Há ainda muitas dúvidas quanto ao seu uso e falta de conhecimento sobre os benefícios que ela pode trazer, seja para um pedal de lazer, para a locomoção urbana e, claro, para competições. Se você quer encontrar a sua sapatilha para ciclismo ideal, entenda nesse post o que você precisa saber antes de investir.

Como escolher a sapatilha para ciclismo ideal para o meu estilo?

Essa é grande questão. A sapatilha para ciclismo ideal para você é aquela que atende ao seu objetivo. Então, o que você deve saber é que tipo de pedal vai fazer, pensar na modalidade que vai praticar: se é mountain bike, estrada, triatlo, uso urbano. A partir daí, a escolha pela sapatilha fica mais fácil.

“Isso é importante você saber, pois muita gente pensa que o produto mais profissional, mais competitivo, é o melhor, o que nem sempre é verdade. Muitas vezes ele promove mais performance, mas perde em conforto, porque geralmente prioriza baixo peso e aerodinâmica, por exemplo. E essas características não são tão importantes para um ciclista casual, pois não tem essa necessidade”, explica Gilberto Nunes, analista de produtos da Isapa, uma das maiores distribuidoras de acessórios, peças e produtos para ciclismo.

Ou seja, se você é do tipo de final de semana, quer usar a bike para se locomover pela cidade ou quer se divertir nas trilhas e curtir a paisagem sem pensar em ser o mais rápido ou mais rápida, você precisa de um modelo que promova mais conforto e dê versatilidade.

Com isso na cabeça, confira algumas opções de sapatilha para ciclismo da Absolute Bikes, que conta com modelos para cada modalidade:

Para quem vai pedalar nas ruas e pegar uma trilha de vez em quando

Se o seu propósito é o deslocamento, pra evitar o transporte público em tempos de pandemia, mas também quer para o uso recreativo, numa trilha de MTB, a escolha ideal pra você é uma sapatilha versátil e polivalente. É o caso da sapatilha Trail, da Absolute Bikes.

“Ela é perfeita para todas ocasiões, pensada no ciclista que quer um modelo confortável, com o visual de um tênis, mas quer também ter um bom rendimento, pretende subir e encaixar melhor e quer se sentir seguro nas descidas mais técnicas e acidentadas”, comenta Gilberto.

Com um ótimo ajuste, já que tem o sistema de velcro e roldana, a sola da sapatilha Trail possui cravos bem agressivos, com corpo totalmente emborrachado, caso o ciclista precise andar e empurrar a bike numa estradinha de terra ou subida acidentada. Também é um modelo que serve muito bem para quem quer fazer uma cicloviagem, ou então curte uma modalidade mais agressiva, como o enduro.

Pra quem curte Mountain Bike e vai para as trilhas

- Sapatilha de MTB tipo tênis: mais confortável e com uma sola flexível, bem versátil que favorece o deslocamento diário. Não é indicada para quem busca performance. Se você está começando a praticar MTB e quer ter os benefícios de pedalar clipado, uma ótima opção é a sapatilha Nero, da Absolute Bikes.

“A marca acabou de renovar sua extensa grade de sapatilhas e é conhecida pela qualidade, confiança e tecnologia empregadas nos produtos 100% nacionais, sempre com valores acessíveis e ótimo custo benefício”, destaca o especialista em produtos.

A sapatilha Nero, então, vem com 3 velcros, toda reformulada, num modelo simples e de fácil manutenção, com uma sola de rigidez intermediária, para que você não se sinta desconfortável. É uma opção bem acessível, com ótimo sistema de ajuste e visual discreto.

Já a sapatilha Mia é a versão feminina, que conta com as mesmas características e tecnologias da masculina, com formato anatômico e alto conforto. A diferença está na ampla gama de tamanhos, que começa no número 35, que é difícil de encontrar, e vai até o 39.

- Sapatilha de MTB de performance: como o próprio nome já diz, é pra quem busca um pouco mais de rendimento e quer pedalar mais rápido nas trilhas mais técnicas. Nesses modelos, os cravos são maiores, com um sistema de ajuste superior para vestir melhor.

Se você busca por algo nessa linha, a Absolute Bikes oferece 4 modelos, sendo dois masculinos e dois femininos.

A sapatilha Wild é pra quem busca um pouco mais de rendimento nas trilhas, possui 2 velcros e uma trava/presilha bem prática, que permite um ajuste milimétrico e sistema de liberação rápido. Sua versão feminina é a Luna, pra quem não abre mão da eficiência e estilo sobre duas rodas, com uma ótima combinação de cores.

Agora, se você quer competir de forma amadora, quer alto rendimento, mas não abre mão de um produto com valor competitivo, a sapatilha Prime é a ideal pra você. Com uma excelente relação custo-benefício, traz alto conforto com seus cravos inteiriços, enquanto possui o calcanhar e solas reforçadas.

Ela é inteira de fibra micro perfurada, com couro sintético, oferecendo ótima respiração aos pés. Vale lembrar que a Prime tem 2 ajustes de roldana que podem ser encontradas como peças de reposição no mercado, o que é um grande diferencial, pela praticidade.

Pra quem quer uma sapatilha para ciclismo de estrada

As sapatilhas para estrada geralmente possuem uma sola lisa, com alguns poucos cravos no calcanhar e nas pontas, além de entradas de ar, vazadas e arejadas, que mantêm os pés refrigerados. São 3 furos para encaixar o taco e nos modelos da Absolute, tanto masculinos quanto femininos, elas são compatíveis com dois padrões de tacos: os de speed e os de MTB.

Isso acontece para que o ciclista possa optar pelo modelo que agrada mais, o que se torna um diferencial essa customização. E se você busca por um modelo assim, a Absolute disponibiliza os mesmos modelos – Luna, Mia, Nero, Prime e Wild – para a modalidade de estrada. Eles contém a mesma tecnologia e tipo de construção, somente adaptadas para esse perfil.

Pra quem quer praticar Triatlo

“Quem pratica ou quer praticar Triatlo, a sapatilha Triton reúne tudo o que uma sapatilha top de linha precisa ter para praticar o triatlo, com uma grande diferença, é a mais econômica do mercado”, avalia Gilberto. Além de ser um modelo unissex, com tamanhos que vão desde o 35 ao 45, possui um cabedal liso, com poucos detalhes, para ter uma boa aerodinâmica.

Sua cor é branca, bem sóbria e discreta. Possui um velcro de fechamento bastante largo e generoso e ela também possui uma alça pra puxar na hora de calçar. São detalhes que ajudam na hora da transição de uma modalidade e outra, quando o atleta sai da natação e vai para a bike e precisa calçar rápido, já que segundos fazem a diferença no final da prova.

A sola é super ventilada, com bastante entradas, então, se você colocar o pé molhado nela, não tem problema, ela seca rapidamente.

Quais os benefícios de usar uma sapatilha para ciclismo?

Qualquer ciclista pode se beneficiar com o uso de uma sapatilha para ciclismo. E entre as principais vantagens de pedalar “clipado” estão:

- segurança, firmeza e estabilidade para passar por raízes ou fazer curvas;

- eficiência e mais potência: sua força toda vai para o pedal, não dissipa, então corpo e bicicleta se tornam um só, com a força centralizada;

- conforto e consequentemente prevenção contra lesões e dores nas articulações;

- aumento de desempenho para quem precisa

E aí, gostou das dicas? Se você quer começar a pedalar com uma sapatilha, aproveite essas dicas e peça também uma orientação a um profissional. É sempre bom contar com especialistas nessa hora.

Site Absolute: https://absolutebikes.com.br/