Pedalar na chuva: dicas do que fazer e o que usar quando for treinar em dias assim
22 de novembro de 2019
Não importa se você treina para ter boa perfomance em competições ou apenas para se sentir bem: pedalar na chuva faz parte da vida de qualquer ciclista. Mas não é porque está chovendo que andar de bicicleta vai ser um sacrifício para você. Existem algumas informações que podem auxiliar para que o seu pedal seja o melhor possível.
Conversamos com o atleta da Squadra Oggi, Luiz Eduardo Marcondes, para conseguir dicas do que usar e o que fazer quando for pedalar na chuva. Confira abaixo!
Cuide da sua bike antes de pedalar na chuva
Edu Marcondes é um daqueles ciclistas que adoram praticar mountain bike com tempo chuvoso. Por isso, tem experiência em como cuidar da bicicleta antes de sair pra um pedal com tempo molhado – a principal dica dele é siliconar toda a bike.
“Eu gosto muito de andar no barro, muito mesmo. Para mim, siliconar a bike inteira ajuda demais. Especialmente os vãos que passam próximo às rodas, que são lugares que tendem a juntar muito barro quando você sai pra pedalar na chuva”, explica Marcondes.
Para ele, o melhor produto para isso é o Silicone PTFE, da Algoo PowerSports.
Para quem não sabe como usar, ele dá a dica completa:
“O ideal é usar esse silicone em spray antes de pedalar. Passa ele no quadro inteira, porque desse jeito não vai grudar barro. Depois, quando chegar do pedal, lave a bike e passe o spray novamente pra proteger a pintura e deixar a bicicleta com cara de nova”, complementa.
Proteja-se contra o vento
Com certeza um dos grandes desafios de pedalar na chuva é não passar frio. Quanto mais molhado o ciclista ficar, mais presente ficará essa sensação. Por isso, encontrar o equipamento ideal para se proteger é fundamental!
Uma dica são as jaquetas corta vento da SkinSport: fabricada com tecido superleve, ela foi desenvolvida para proporcionar a melhor performance possível, ao mesmo tempo em que protege quem pedala do frio e da chuva.
Além disso, tem design moderno e conta com um zíper que proporciona uma abertura rápida e fácil.
Escolha o pneu correto para o pedal
Para praticar mountain bike na chuva ou em um terreno enlameado, é importantíssimo escolher o pneu correto. De acordo com Luiz Eduardo Marcondes, o ideal é utilizar pneus de 1.8 a 2.0 de largura.
“De acordo com a minha experiência, é importante ficar atento tanto ao tamanho quando aos cravos dos pneus. Eu aconselho a escolher pneus mais finos quando for pedalar na chuva, além de optar por cravos mais espaçados. Dependendo da quantidade de barro, acho que deixar os pneus com uma calibragem mais baixa também pode ajudar a melhorar a tração”, explica o atleta da Squadra Oggi.
Ótima opção são os pneus Kenda Karma Pro, que oferecem melhor rolagem central, bem como mais aderência nas laterais, que são mais macias.
Cuidados extra para freio a disco
Grande parte das mountain bikes são dotadas de freio a disco. Se esse for o seu caso, e você for pedalar na chuva, escolher as pastilhas de freio corretas é fundamental! Elas precisam ter alto poder de frenagem, além de desenvolvidas para ser usadas em condições extremas.
Neste caso, as pastilhas Semi Metálicas da Alligator são uma excelente opção: têm maior precisão na frenagem e mais durabilidade em condições chuvosas. De acordo com testes, elas têm o dobro de tempo de duração se compararmos com as pastilhas orgânicas.
Seguindo estas dicas, com certeza seus treinos e pedaladas na chuva serão muito mais proveitosos!