Como instalar protetor de aro Absolute Prime na sua bicicleta?

12 de dezembro de 2024

Com versões para MTB, Speed e Gravel, protetor de aro Absolute Prime une baixo peso, muita proteção e instalação simplificada, no protetor mais acessível do mercado.

Não há como negar que a adoção dos pneus sem câmara em bicicletas, também conhecidos como tubeless, gerou uma verdadeira revolução em termos de conforto, desempenho e proteção contra furos - especialmente no mountain bike e gravel, as modalidades mais “fora de estrada” do mundo da bike. Nesses casos, segurança é fundamental, mas você sabe como instalar protetor de aro na sua bicicleta?

Essa é uma das vantagens que os pneus tubeless possibilitam, já que o protetor de aro ocupa o lugar da câmara de ar, criando uma barreira de proteção entre o aro e o terreno. 

Normalmente feitos com algum tipo de espuma, eles reduzem as chances de danificar o aro em casos de impactos contra objetos com quinas. Além disso, por permitirem que você use menos pressão, normalmente eles vão oferecer ainda mais conforto e tração. 

Por último, vale ressaltar que no caso de um pneu furado, você ainda consegue rodar sem ar por alguns quilômetros e chegar ao seu destino ou área mais segura para parar.

Inicialmente criado para modalidades como downhill e enduro, em opções mais robustas e pesadas, o protetor de aro rapidamente ganhou novas versões. Os modelos desenvolvidos pela Absolute, por exemplo, são indicados para quem busca uma boa dose de proteção mas sem comprometer o peso. 

Versões 

Disponível para bikes de estrada, gravel e MTB aros 29’’ e 27.5”, o protetor de aro Absolute Prime é um dos produtos favoritos de José Gabriel, multi campeão de mountain bike. 

Confira abaixo as versões do produto e, em seguida, veja como instalar o seu.

MTB – Desenho em Y

Para pneus 27.5” X 2.1 a 2.6”

Para pneus 29” X 2.1 a 2.4”

Road e Gravel – Desenho cilíndrico

Para pneus 700c X 24 a 28MM

Para pneus 700c X 30 a 34MM

Para pneus 700c X 35 a 45MM

Passo a passo: como instalar o protetor de aro

Instalar o protetor de aro Absolute Prime não é difícil, se você está acostumado a trabalhar com pneus tubeless e têm os equipamentos corretos para desmontá-los e montá-los, provavelmente a instalação vai consumir cerca de meia hora. 

Itens necessários (considerando uma roda que já esteja utilizando sistema tubeless)

- Protetor de aro Absolute Prime no tamanho correto para sua bicicleta (mountain bike, gravel ou speed);

- Ferramentas básicas para desmontagem de pneu e roda (chave de núcleo de válvula, espátula para pneus);

- Válvula com saídas de ar na lateral, como a Absolute High Flow (ideal para utilização com protetores de aro)

- Líquido selante adequado (aproximadamente 60 a 150 ml por roda, dependendo da medida do pneu);

- Seringa aplicadora de selante (opcional, mas recomendado);

- Pano limpo para limpeza do aro e dos componentes;

- Compressor ou reservatório de ar comprimido, para remontar o pneu.

1 - Preparação

- Remova a roda da bicicleta e, em seguida, o pneu da roda utilizando as espátulas;

- Verifique o estado do aro e certifique-se de que ele esteja limpo e seco antes de remontar. Remova qualquer sujeira ou resíduos de selante antigo com um pano limpo;

- Inspecione a fita de aro e substitua-a caso necessário.

2 - Como Instalar o Protetor de Aro

- Localize a válvula no aro e remova-a;

- Instale a válvula com saídas de ar pela lateral, em seguida o o-ring e a porca da válvula, apertando com os dedos, sem alicate. 

  • Verifique a direção de rotação do pneu (indicada na lateral) e monte um dos lados no aro;

- Encaixe cuidadosamente o protetor de aro Absolute Prime no interior do aro, com o desenho em Y encaixado na canaleta central do aro. Certifique-se de que ele esteja centralizado e ajustado de maneira uniforme em toda a circunferência.

3 - Reinstalação do Pneu

- Comece a instalar o segundo lado do pneu pela área da válvula e siga cuidadosamente ajustando o protetor de aro dentro do pneu.

- Caso encontre resistência, empurre as bordas do pneu para o centro do aro para ganhar mais espaço para trabalhar. Algumas rodas e pneus podem exigir um pouco mais de esforço. 

- Caso tenha uma seringa aplicadora*, conclua o encaixe total do pneu no aro. Caso contrário, deixe uma área desencaixada para aplicar o selante, antes de montá-lo completamente. 

*usar a seringa é recomendado para evitar contaminação do selante além de garantir um trabalho mais limpo. 

4 - Aplicação do Selante

- Com o pneu já encaixado no aro, remova o núcleo da válvula;

- Usando uma seringa aplicadora, insira a quantidade recomendada de selante pela válvula (aproximadamente 120 ml para pneus de mountain bike e 60-80 ml para pneus de speed ou gravel).

- Reinstale o núcleo da válvula e certifique-se de que esteja bem fixado.

5 - Inflar e Ajustar a pressão

- Infle o pneu até que ele se encaixe completamente no aro. Você ouvirá estalos indicando que o pneu se acomodou corretamente;

- Gire a roda e balance-a levemente para distribuir o selante de maneira uniforme no interior do pneu.

6 - Verificação Final

- Inspecione a instalação para garantir que não há vazamentos de ar ou selante;

- Reinstale a roda na bicicleta.

Dicas Importantes

- Sempre verifique se o protetor de aro é compatível com as medidas de aro e pneu;

- O selante deve ser agitado antes da aplicação para garantir que esteja homogêneo;

- Reaproveitar selante não é indicado.

- Para facilitar futuras manutenções, alinhe o nome do pneu com a válvula.

O que achou? Com esses passos, sua bicicleta estará pronta para enfrentar terrenos variados, com maior proteção contra furos e danos.