SR Suntour Axon 34 Werx: conheça a linha de suspensões que Pidcock e Pauline usaram para conquistar o ouro olímpico 

02 de agosto de 2024

Atletas subiram ao lugar mais alto do pódio em Paris 2024 utilizando modelo protótipo, ainda em desenvolvimento, com trava eletrônica

No último fim de semana, o mountain bike cross country conheceu a nova campeã e o novo campeão dos Jogos Olímpicos: Pauline Ferrand-Prevot e Tom Pidcock conquistaram o ouro em Paris. Em comum nos dois títulos conquistados nas montanhas francesas, a suspensão que equipava a bicicleta - tanto a francesa quanto o britânico utilizaram uma SR Suntour Axon Werx para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. 

Pauline Prevot - Foto_ SR Suntour

A diferença principal é que Pidcock e Pauline utilizaram um protótipo do modelo que já está à venda no Brasil. A suspensão de Paris, que está em fase de desenvolvimento pela SR Suntour e ainda não está disponível no mercado mundial, aposta no controle eletrônico Tact, que usa sensores instalados em sua coroa para detectar inclinação, vibrações e ausência de peso, ajustando a suspensão de acordo com cada situação. 

Tom Pidcock - Foto_ SR Suntour

Na disputa em Paris 2024, Pidcock apostou suas fichas em uma full suspension Pinarello Dogma XC para enfrentar uma disputa eletrizante até os últimos momentos, quando ultrapassou o francês Victor Koretzky e conquistou o título, enquanto Pauline Ferrand Prevot dominou no feminino, correndo com uma hardtail Pinarello Dogma XC HT.

Além das medalhas de ouro nos jogos, a dupla também conquistou outros resultados extremamente importantes correndo com componentes SR Suntour, inclusive o Campeonato Mundial de XCO 2023, e a etapa da Copa do Mundo disputada há cerca de um mês em Crans-Montana, na Suíça. 

Garfo SR Suntour Axon 34 Werx e shock SR Suntour Edge

O garfo SR Suntour Axon 34 Werx mais uma vez esteve ao lado do britânico Tom Pidcock na disputa pelo ouro olímpico. O protótipo usado é super leve e rígido, e conta com sistema de trava eletrônica inteligente que atua com uma velocidade de reação de apenas 0,004 segundos. Além disso, o sistema Tact ainda controla o shock traseiro SR Suntour Edge, amortecedor com mola a ar com amplas opções de ajuste e configurações para diferentes pistas e estilos de pilotagem. 

Axon Werx 34 - Foto_ SR Suntour

Ao todo, são três posições de trabalho para o sistema de compressão de baixa velocidade, permitindo que o conjunto funcione nos modos aberto, intermediário ou firme, com tudo podendo ser ajustado por um aplicativo de celular. 

Por outro lado, a bike utilizada por Pauline dispensou toda a suspensão traseira e apostou em uma versão “mecânica” do Axon 34 Werx. Isso provou que, mesmo em sua versão não eletrônica, já disponível para venda no Brasil, esse garfo é competente o suficiente para satisfazer atletas do mais alto nível.

Com hastes de 34mm e canelas em magnésio, o Axon 34 Werx pode ter 100, 110 ou 120 mm de curso e, graças a sua construção super leve com coroa oca em fibra de carbono, ela é 120 g mais leve do que a versão com coroa em alumínio forjado. 

O modelo também tem uma mola pneumática com tecnologia Equalizer, que ajusta automaticamente a pressão da câmara negativa de ar, permitindo que ela trabalhe de forma super suave, com sensação de mola helicoidal, em um conjunto de mola a ar leve, progressivo e fácil de ajustar.

O garfo ainda é equipado com um cartucho hidráulico PCS, que é capaz de reduzir ao máximo a cavitação (mistura do ar com o óleo), garantindo um funcionamento super consistente em qualquer condição de uso. 

Axon Werx 34 - Foto_ SR Suntour

A Axon Werx é a opção ideal para pilotos de cross-country competitivo que não abrem mão do que existe de mais moderno no mercado. O modelo aposta em detalhes como o crown em carbono com espiga cônica no mesmo material, e também no eixo boost em titânio, chegando a apenas 1.598g, mesmo com hastes de 34mm de diâmetro.

Apesar de leve, as hastes em alumínio de grandes proporções garantem a enorme rigidez do conjunto. Seus 100mm de curso são controlados por uma mola pneumática Air EQ, com equalização automática entre as câmaras positiva e negativa, e por um cartucho de óleo RLRC-PCS com pistão flutuante - por evitar a chamada cavitação, este sistema oferece um controle super preciso e consistente para o garfo, mesmo em trechos de grande trepidação ou impactos seguidos.

No Brasil, os componentes SR Suntour são importados e distribuídos pela Isapa. O garfo SR Suntour Axon 34 Werx Boost EQ já está à venda nas melhores bike shops do Brasil, com o preço sugerido de R$ 8.399,00.