Como escolher um pneu para sua bike de gravel?
01 de novembro de 2023
Na dúvida sobre qual pneu é o melhor para seus pedais de gravel? Confira as dicas a seguir e acerte na escolha.
Com apenas um quadro sem suspensão, garfo rígido e geometria mais tradicional, que basicamente é uma derivação das bikes de estrada, as bicicletas para gravel são extremamente sensíveis à escolha do pneu. Afinal, neste tipo de bike os pneus são os maiores responsáveis não só pela tração e pela rolagem, mas também pelo conforto do ciclista.
É o pneu que vai dar o nível de diversão necessário para quem quer se divertir com agilidade e segurança em uma bike de gravel.
Por isso, simplesmente trocar o pneu da sua gravel pode significar mais desempenho em treinos e competições na terra ou no asfalto, ou mais confiabilidade e conforto para viagens e aventuras. Aliás, essa é justamente a graça desta modalidade: ter uma bike capaz de desempenhar vários papéis, apenas trocando um par de pneus.
Asfalto e terra batida
Quando o piso é duro como o asfalto e a terra batida, ou hardpack, ter tração e controle significa colocar a maior quantidade possível de borracha no solo. Por isso, pneus de alto desempenho para estas condições, como o Pirelli Cinturato Gravel H, possuem cravos baixos, largos e bem agrupados.
Além da largura e da proximidade, o fato deles serem realmente baixos significa que existe pouca deformação na banda, o que aumenta a previsibilidade da pilotagem e, também, a eficiência de rolagem.
Com sua carcaça tubeless de 120 TPI com proteção contra furos TechWALL Gravel, que mantém o pneu bem flexivel, e composto SpeedGRIP, o mesmo dos modelos de MTB, o Cinturato Gravel H tem velocidade e tração ótimos no seco e no molhado, sendo indicado para quem quer velocidade e segurança em uma ampla gama de situações, principalmente na terra.
Mas se seu pedal de gravel envolve longos trechos de asfalto judiado e acidentado, modelos de uso mais misto como o Pirelli Cinturato All Road podem ser uma melhor pedida, principalmente se a durabilidade for um fator importante.
Neste tipo de pneu, o centro da banda é liso, oferecendo ótima tração e rolagem no asfalto e no hardpack. Mas, para manter o controle nas curvas na terra, a banda de rodagem tem um desenho gradativo, com micro cravos de transição e cravos um pouco maiores na lateral. Neste pneu, a carcaça de 60 TPI Tubeless ProWall, mais robusta, é combinada com o composto ProCompound Gravel, que une tração e durabilidade, ideal para viagens e pedaladas mais longas.
Terra mais solta, trilhas difíceis e bikepacking
Se sua gravel está mais para mountain bike do que para estradeira, a escolha dos pneus passa a ser ainda mais importante, principalmente se seu pedal costuma contar com desafios que vão além do básico, com direito a mais pedras, terra mais fofa e lama.
Para este tipo de terreno, procure pneus com cravos um pouco mais altos e espaçados, como é o caso do Pirelli Cinturato Gravel M, que além desses detalhes ainda aposta no composto SpeedGRIP para oferecer velocidade e tração em uma ampla gama de situações. Com uma carcaça tubeless de 120 TPI com proteção contra furos TechWALL, que evita que o pneu seja perfurado sem prejudicar sua flexibilidade e conforto, ele tem alta eficiência de rolagem para uso esportivo e competitivo.
Para quem busca pneus com estas características, mas com um foco maior na durabilidade e na confiabilidade, e não só no desempenho, o ideal é apostar em modelos com compostos mais resistentes, com carcaças que sejam mais robustas. Por isso, para quem faz cicloviagens e bikepacking, com risco de pegar longos trechos em estradas difíceis, provavelmente pneus como o Pirelli Cinturato Adventure sejam a melhor pedida.
Criado especificamente com o público do bikepacking em mente, o modelo possui uma carcaça de 60 TPI com proteção de múltiplas camadas ProWALL Gravel, recoberta com uma banda criada com composto ProCompound, que une durabilidade para muitos quilômetros de pedal e aderência em qualquer condição de piso.
O tamanho ideal
Os pneus de gravel costumam variar bastante em seu tamanho, tendo normalmente entre 35mm a 50mm, dependendo do tipo de terreno e do objetivo do ciclista.
Pneus mais largos são mais adequados para trilhas acidentadas e lamacentas, pois permitem usar uma pressão mais baixa, o que aumenta o contato com o solo e a absorção de impactos. Eles também têm maior volume de ar, o que pode evitar furos. No entanto, pneus mais largos também são mais pesados e menos aerodinâmicos, o que pode prejudicar o desempenho em velocidades maiores.
Por outro lado, pneus mais estreitos são mais indicados para asfalto e terra batida, pois oferecem menor resistência ao rolamento e melhor aerodinâmica. Eles também são mais leves e podem se encaixar melhor em quadros com pouco espaço. Porém, pneus mais estreitos têm menor volume e flexibilidade, o que pode comprometer o conforto e a segurança.
Um pneu de 40 ou 42mm é uma boa opção para quem busca versatilidade, já que eles combinam as vantagens dos pneus mais largos e mais estreitos. Trata-se de uma medida que pode se adaptar a uma variedade de superfícies sem perder muito em conforto, aderência, peso ou aerodinâmica. É o curinga do grupo e pode atender às necessidades da maioria dos ciclistas de gravel.