Os equipamentos e marcas favoritos dos atletas apoiados pela Isapa

19 de junho de 2023

José Gabriel, Raiza Goulão, Lázaro Moreira, Edu Marcondes e Edu Ramires compartilham com você quais equipamentos fornecidos pela Isapa eles mais gostam de usar

Correr no mais alto nível do mountain bike mundial exige treino, dedicação, talento e também equipamentos de alto desempenho. Por isso, os atletas da Squadra Oggi, equipe profissional de MTB XC apoiada pela Isapa, podem escolher os melhores produtos de grandes marcas como Giro, Finish Line, Kenda, Reynolds e muitas outras para apoiá-los nesta missão.

Por isso, conversamos com os atletas da equipe e com o técnico Eduardo Ramires, um dos pioneiros do mountain bike Brasil, para trazer para vocês quais equipamentos e marcas eles mais gostam de usar, e o motivo desta preferência.

José Gabriel 

Para as disputas de XCO e de XCC, o atleta da Elite masculina destaca equipamentos que fazem a diferença em seu desempenho, mas também no conforto e na segurança: suas rodas Reynolds 309/289 XC de fibra de carbono, calçadas com pneus Kenda e capacetes fornecidos pela Giro - como o Aries Spherical MIPS, o  mais avançado já criado pela marca.

“Sou apaixonado pelos produtos da Giro, em especial os capacetes que me trazem uma segurança extra com a tecnologia Spherical Mips. Sem contar que eles são extremamente confortáveis e leves, em especial os Aries e Eclipse”, afirmou o atleta.

Com o Aries, José Gabriel conta com um capacete super leve e ventilado, com tecnologia Spherical MIPS, que cria um capacete em duas metades que deslizam uma sobre a outra como uma articulação de bola e soquete, absorvendo impactos com rotação como nenhum outro.

A tecnologia também é encontrada no Eclipse, modelo aerodinâmico que consegue ser um dos mais rápidos do mercado, mesmo mantendo uma capacidade de ventilação somente comparada com capacetes com diversas aberturas de ventilação como o Giro Aether.

“Além disso, as novas rodas Reynolds 309/289 XC são incríveis! A roda mais leve que já usei, e olha que já usei várias marcas internacionais. Elas são extremamente rígidas, não torcem, não fazem barulhos quando aplico força e têm os cubos Hydra, uma tecnologia patenteada da própria Reynolds que dispensa comentários! Eles têm rolagem mais livre que o normal e sem nenhuma folga nas “catracas”, o que deixa as retomadas de curvas ainda mais precisas. São as melhores”, complementou.

Lázaro Moreira 

Assim como José Gabriel, os produtos da Giro e da Kenda também estão em alta na opinião de Lázaro Moreira, atleta que em 2023 estreou na categoria Sub-23. 

“Cada produto tem sua particularidade, mas minhas marcas favoritas são as que estão comigo desde o início, que são Giro e Kenda. Na Giro, pude acompanhar os avanços desde o início do time até os dias atuais, com a tecnologia do MIPS evoluindo a cada ano, o design do capacete ficando cada vez mais aero e ventilado”, afirmou o atleta.

“A Kenda também destaco pela qualidade dos produtos. Desde o início, quando entrei no time, pude acompanhar a evolução dos pneus Kenda, com melhorias na borracha e o lançamento de vários modelos, até mesmo fazendo alguns testes exclusivos, como o Caffe Skin. Então na minha opinião, ambas as marcas são minhas favoritas pela qualidade e por eu acompanhar o avanço dos produtos”, finalizou.

Eduardo Marcondes 

Além de treinar, se alimentar, descansar e competir, cuidar do equipamento é outra tarefa fundamental na vida de qualquer atleta, principalmente quando a “ferramenta de trabalho” precisa encarar condições duras como chuva, terra e lama. Por isso, os destaques do atleta Eduardo Marcondes ficam para a linha Finish Line, especialmente os lubrificantes de corrente e o selante de pneus.

“Um dos produtos que eu mais gosto de utilizar na bike é o lubrificante Finish Line Cera, que é um óleo que pode ser aplicado na corrente inteira e não suja a relação, mantendo a qualidade e a durabilidade dos componentes da bike”, explicou o atleta.

“O selante eu também gosto muito de usar. É um produto de segurança, algo que a gente usa mas nunca quer precisar. Ambos me passam bastante confiança. A Finish Line tem também lubrificantes para outras situações, como é o caso do óleo Wet Lube, indicado para chuva e lama. Ele penetra mais na corrente, tendo mais durabilidade em condições climáticas mais difíceis”, complementou o atleta.

Eduardo Ramires

O experiente técnico da Squadra Oggi, Eduardo Ramires, é um dos atletas mais renomados e lendários do Brasil, com algumas décadas de experiência nas duas rodas movidas à força dos pedais - por isso, a opinião dele vale ouro.

“Meus dois preferidos são os capacetes Giro Aries e Eclipse, principalmente pela construção do produto, com a tecnologia MIPS Spherical, que apareceu antes nos capacetes da Giro e hoje está em outras marcas. Nela, onde o capacete é construído em duas camadas sobrepostas, que permite que ele tenha um movimento para absorver os impactos. Os capacetes normais têm uma camada só, deixando o impacto mais seco. Além disso, gosto bastante da ventilação deles”, explicou Edu.

“Também gosto muito dos pneus Kenda. Já estamos trabalhando com eles há bastante tempo nas competições, e eles têm uma gama muito grande, com uma enorme variedade. Eles acabaram de lançar dois novos modelos, que chegam para complementar os três que nós já usamos, que eram o Saber Pro, o Booster Pro e o Honey Badger. Agora, temos também o Karma 2 e o Rush. Então, gosto muito deles pela variedade, que nos permite fazer uma boa combinação entre modelos dependendo do tipo de piso, condições climáticas. Além disso, o composto deles é bem aderente então toda a equipe gosta bastante”, finalizou Edu.

Como você viu, os atletas da Squadra Oggi são exigentes na hora de escolher os equipamentos usados em treinos e competições. Por isso, aproveite o conhecimento de quem realmente entende de bicicletas e boas pedaladas!