Por que aprender a calibrar o pneu pode melhorar sua experiência no mountain bike

23 de agosto de 2021

Calibragem de pneu no mountain bike: aí está um tema que já rodou na cabeça de 10 entre 10 ciclistas. E não por acaso. Afinal, acertar a pressão dos pneus da sua bicicleta pode fazer toda a diferença na sua pedalada – e não importa se você tem um modelo mais básico ou uma top de linha, a importância de aprender a calibrar é a mesma.

Por quê? Simplesmente porque a calibragem correta vai trazer mais conforto no pedal, mais segurança e, ainda por cima, minimiza a possibilidade de furos e cortes nos pneus.

Para nos auxiliar neste texto, contamos com o auxílio de um verdadeiro especialista: José Gabriel, atleta da Squadra Oggi e atual vice-campeão brasileiro de Cross Country. Mais do que um atleta de ponta, ele é absolutamente fascinado pelos detalhes que podem fazer a diferença – entre eles, a calibragem de pneus.

Isso é uma das coisas que eu mais gosto, encontrar o setup perfeito da bicicleta para cada competição, para cada tipo de terreno, para cada desafio”, explica.

Já falamos aqui sobre tudo o que você precisa saber para escolher o pneu ideal e por que você deveria utilizar um pneu mais largo na sua mountain bike. Agora, veja o que José Gabriel tem a dizer sobre o ajuste correto das pressões.

Por que a calibragem de pneu no mountain bike é importante?

“Primeiro de tudo, porque andar de bicicleta tem que ser diversão. E a calibragem certa com certeza aumenta o prazer da pedalada: aumenta a segurança, melhora a tração e evita riscos. Com a calibragem certa você consegue arriscar uma descida com mais controle e até zerar uma subida mais confiante.

Pra mim, tudo começa pela calibragem do pneu: ela influencia como a suspensão vai trabalhar, a frenagem e até o jeito que o ciclista se porta na bicicleta. A bicicleta é uma coisa só, e a calibragem é o primeiro ponto de ajuste a ser feito.

Tem muita gente que acaba furando ou cortando os pneus da mountain bike, e acaba ainda criticando essa ou aquela marca. Mas muitas vezes o erro de calibragem é que acaba causando o furo ou corte no pneu, geralmente por pressão menor do que deveria. Tem que ficar muito atento a isso, porque 2 PSI a menos já fazem muita diferença”.

Como aprender a calibrar

Sugerimos que se leve em conta a tabela abaixo, que é uma sugestão de ponto de partida. De acordo com José Gabriel, a experiência de quem está pedalando é mais ainda importante para chegar à pressão ideal.

“A calibragem de pneu no mountain bike muda de acordo com quatro pontos principais: primeiro, se os pneus estão montados com câmara de ar ou sistema tubeless, depois o peso do ciclista, o terreno em que vai pedalar e o estilo de pilotagem. Basicamente é isso que vai definir a pressão que você vai colocar no pneu dianteiro e no pneu traseiro.

Para cada prova, para cada circuito em que vou pedalar, tenho um setup diferente da bike. Com os mesmos pneus, em cada terreno eu ajusto a calibragem de acordo com a situação. Especialmente para melhorar o conforto, o desempenho e a minha segurança em cima da bicicleta.

Calibrar os pneus do jeito certo muda a experiência do pedal, mesmo sem você trocar de pneus ou de bicicleta.”

Ciclistas com pouca experiência: como a aprender a calibrar

O atual vice-campeão brasileiro de cross country afirma que não é preciso ser muito experiente no pedal para aprender a calibrar. Com um pouco de curiosidade e fazendo testes é possível encontrar a pressão ideal nos pneus – de acordo com o seu peso e os terrenos em que for pedalar.

“Partindo da indicação na tabela, uma dica boa é a seguinte: se for pedalar em trechos de asfalto e em terrenos de terra batida, use uma calibragem um pouco mais alta do que a recomendada; Em terrenos mais técnicos, especialmente arenosos, use calibragens um pouco mais baixas. Já em locais onde haja muita pedra, deixo os pneus um pouco mais cheios, pra minimizar o risco de cortar. Mas lembrando, mais uma vez, que isso vai de acordo com cada pessoa, por isso é importante fazer testes para entender o que é melhor pra você.

Para ciclistas amadores, acho bem legal ter uma bomba de mão com manômetro. Elas são bem importantes de se levar em pedais, pois mostram exatamente o que você está fazendo, assim você pode colocar a pressão correta baseada no que já sabe ser o ideal, ou mesmo verificar a pressão do pneu quando encontrar o ponto certo”.

Na prática, como funciona a calibragem personalizada?

“Na minha bike eu uso pneus com 2.4” de largura, que possibilitam pressões mais baixas do que os pneus mais estreitos: um Kenda Saber Pro na traseira e um Kenda Honey Badger na dianteira.

Em provas com pista mais lisa, com um solo bem duro, costumo andar com 21 psi na frente e 22 psi atrás, assim garanto velocidade, além de passar por tudo com segurança e acelerar bem.

Já em terreno mais técnicos, mas sem grandes riscos de furos, ando com 18 lbs nas duas rodas, com os mesmos pneus. Isso faz toda a diferença pra mim (lembrando que José Gabriel tem 63kg).”

Entender onde está pedalando, entender o terreno e entender o seu estilo de pilotagem são pontos fundamentais para uma boa calibragem. E, assim, ter mais conforto e diversão ao pedalar a sua mountain bike.

Se quiser mais dicas para calibrar os pneus da sua bicicleta, esse post do blog da Oggi Bikes pode auxiliar. Esperamos que tenha aprendido algumas dicas com o José Gabriel!