Ciclismo de estrada: saiba o que você precisa para pedalar com sua bike nessa modalidade
17 de fevereiro de 2021
Se você pratica ou quer pedalar no ciclismo de estrada, saiba que para sair de casa você vai precisar tomar alguns cuidados. Ainda mais, como é comum no Brasil, em locais com bastante movimento onde se divide o espaço com automóveis. Então, se você quer treinar bem na estrada pra alcançar seus objetivos ou chegar melhor preparado para as provas, confira as dicas da atleta e nutricionista Manuela Lereno, baseadas em na experiência que desenvolveu ao longo dos anos no esporte.
Mantenha o sono em dia
Não há nada melhor ao nosso corpo do que uma boa noite de sono, seja para o pedal ou em qualquer atividade. O descanso, afinal, faz parte de qualquer plano de treinamento e permite que o corpo e a mente estejam equilibrados para o dia seguinte. Por essa razão, esta é a primeira dica.
Planeje-se e confira o estado da bike antes de sair
Para que tudo ocorra bem na sua sessão de pedal ao ar livre, o planejamento é crucial. Antes de descansar, portanto, a dica é sempre pensar bem e anotar numa espécie de guia ou checklist os materiais e equipamentos que serão utilizados no dia seguinte. Como, por exemplo, a sua roupa, capacete, sapatilha, luvas, meia e suplementação.
Além disso, vale sempre aquela regra antes de qualquer pedalada: confira o estado geral da bike e seus principais componentes.
Dê bastante atenção à calibragem correta dos pneus, assim como a regulação das rodas e, claro, o sistema de freios. Desta forma você vai poder praticar o ciclismo de estrada ou qualquer modalidade de forma mais segura, sabendo que a bike está em dia.
Hidrate-se a cada 1 hora de pedalada
A hidratação e suplementação adequadas fazem parte de um bom treino e devem sempre ser consideradas. Afinal, nosso corpo gasta muita energia, que precisa ser reposta.
A dica da Manuela é levar, por exemplo, o Carb Up Gel, para garantir uma energia extra. E para manter o corpo bem hidratado, ingerir a cada 1h, 400ml de água ou isotônico.
Saia de casa sempre com seu kit pedal com itens de emergência
Bomba de pneu, espátulas, câmara de ar reserva ou refil para tubeless, aplicador de CO2, além de chaves específicas ou um canivete multifunção – que possui chaves e ferramentas para diferentes ajustes e reparos de emergência. Nunca se esqueça deles!
Ciclista consciente é ciclista que pensa na sua segurança e autonomia durante as pedaladas. Então, caso não tenha o seu kit pedal, fica a dica para investir e não ficar no meio da estrada por não ter uma ferramenta ou peça de reposição, por exemplo.
Luzes para ver e ser visto melhor
A luz ou sinalização também devem fazer parte do kit indispensável do pedal, uma vez que garante maior visibilidade, tanto para você ver melhor o trajeto quanto para os motoristas de enxergarem. Consequentemente, as luzes da bike são um sinal de segurança. Seja prudente e não esqueça de investir nisso também, existem diversas opções, com certeza uma será perfeita pra você.
Invista em outros acessórios que garantam boa visibilidade
Uma dica importante para a sua própria segurança no ciclismo de estrada é utilizar acessórios coloridos e chamativos, como roupas e adesivos refletivos na bike, mochila e capacete, por exemplo. Assim, com acessórios com boa visibilidade, motoristas conseguem te identificar de longe, o que evita possíveis acidentes.
Pedalar é uma das grandes alegrias da vida, ainda mais quando é possível sentir o vento no rosto e ver paisagens maravilhosas. Não se esqueça de zelar pela sua segurança e a de quem estiver ao seu lado durante o treino ou pedal de lazer.
Tem alguma dica que te ajuda quando pratica o ciclismo de estrada? Comente aqui!