Aplicativo Strava: atletas profissionais falam porque a ferramenta caiu no gosto dos ciclistas

21 de outubro de 2020

Se você começou a pedalar há pouco tempo, que tal se conectar a outras pessoas que compartilham do mesmo hobby, analisar e comparar seu rendimento e evolução nos treinos? Por que não desafiar outros ciclistas em percursos de bike ou interagir com a sessão de pedal de seus amigos? Tudo isso é possível pelo aplicativo Strava.

O Strava é uma plataforma grátis que, além de monitorar sua atividade física, cria uma verdadeira rede social, uma comunidade de aficionados por ciclismo. É o aplicativo ideal para quem quer registrar e acompanhar suas pedaladas, se transformando numa ferramenta de mensuração, interação e evolução.

Veja só o que falam os atletas da Squadra Oggi sobre ela e conheça um pouco melhor como usá-la para tornar sua experiência no pedal ainda melhor.

Monitoramento e análise do seu rendimento em tempo real

Compatível com Android e IOS, o software é integrado ao sistema de GPS do aparelho e possui recursos bem práticos e funcionais. Além de gerar informações sobre a distância que você percorreu em cada sessão de pedal, ele também mostra, em sua versão gratuita, a velocidade média e máxima durante o trajeto, altimetria do terreno e quantidade de calorias perdidas. E você ainda pode compartilhar na sua rede social, já que ele também tem essa integração rápida.

Só isso já o torna uma ferramenta bem interessante para pedais de lazer ou também para atletas amadores, já que pode melhorar a rotina de treinamentos e permite acompanhar seu desempenho e evolução a cada dia. Não à toa se tornou uma tendência com cada vez mais usuários ao redor do mundo.

Paula Gallan

“Consigo visualizar o tempo de cada volta e assim saber em qual fui mais rápida. Serve muito bem como parâmetro para calcular os tempos anteriores com os atuais e saber se está melhorando o seu desempenho. Se, por exemplo, com os treinamentos o ciclista vem conseguindo baixar seus próprios recordes pessoais”, comenta Paula Gallan, atleta da Squadra Oggi que utiliza o Strava principalmente pra comparar seus tempos de treino.

Diversão, evolução e novas amizades

Além dessa função de mensurar as informações, para Lázaro Moreira, colega de Paula na Squadra Oggi, o aplicativo pode ser um ponto de partida pra quem busca se divertir no pedal.

Lázaro Moreira

“Através do Strava, você tem o resultado do treino em suas mãos, um ótimo feedback do seu rendimento. Aos poucos você vai evoluindo, superando os resultados e com o constante uso e interação na plataforma surgem novas amizades, dentro e fora dela, o que é bem legal”, explica.

KOM’s e segmentos: como funcionam

Por meio das atividades registradas em GPS, o Strava divide os trechos em seções menores, que são chamadas de segmentos. Eles indicam uma característica específica ou trechos particulares de uma rota popular. E o mais legal: a cada vez que você completa um segmento, seu tempo é gravado para que possa compará-lo com o de outras pessoas.

Assim, você pode obter diferentes “conquistas” para as performances de destaques no segmento que completar. Como a coroa de Rei ou Rainha da Montanha – popularmente chamados de KOM/QOM (em inglês, King of Mountain ou Queen of Mountain), que simboliza o melhor e mais rápido desempenho num determinado segmento.

“Acho que competir é uma das melhores sensações para um atleta, disputar segmentos com inúmeras pessoas e estar no topo! Por meio de uma disputa saudável e divertida você pode se motivar a melhorar sempre. Sempre aparece alguém pra pegar meu KOM, o que me deixa na vontade de melhorar e conquistar novamente”, brinca Lázaro.

Para ele, o fato de mostrar sua posição nos segmentos ajuda bastante também, porque ao longo do tempo uma pessoa vai ver sua evolução ao lado de centenas de outros ciclistas.

Para Kennedi Lago, também da Squadra Oggi, o Strava também pode funcionar muito bem em treinamentos para competições, já que você tem condições de comparar o mesmo trajeto e traçar a melhor estratégia para melhorar seu tempo numa corrida.

Kennedi Lago

“Os KOMs estimulam uma disputa saudável e divertida com outras pessoas, pois você vai sempre querer fazer melhor que alguém. Eu gosto de usar isso como um parâmetro, comparando meus tempos de um segmento, pra ver como eu passei e como ou onde posso melhorar meus resultados na prova”, explica ele.

Faça parte do Grupo Kenda no Strava

O Strava reúne milhares de grupos e comunidades dentro da sua plataforma. Por que não se juntar a outras pessoas, compartilhar a sua sessão de pedal, interagir e curtir as pedaladas do seu amigo ou amiga?

Pensando nisso, a Kenda, maior fabricante de pneus de ciclismo do mundo criou o Grupo Kenda. Aberto pra qualquer ciclista participar, o grupo reúne centenas de pessoas busca promover eventos, competições internas e até sorteios, no futuro, com produtos da marca taiwanesa distribuídos no Brasil.

Grupo Kenda no Strava

Para participar do Grupo Kenda, acesse: https://www.strava.com/clubs/722848

E aí, curtiu? Motivos não faltam para aproveitar a tecnologia do Strava para aumentar a sua diversão e sua experiência no pedal. Faça parte dessa grande comunidade virtual e leve os benefícios dela para a sua pedalada real!