Quebrando mitos: capacetes com mais proteção na nuca são indicados para todo tipo de ciclista
14 de outubro de 2020
A forma de andar de bicicleta em todo o mundo tem evoluído e se modificado nos últimos anos, com ciclistas buscando cada vez mais diversão. Com isso, vem a necessidade de garantir a proteção e o conforto destes entusiastas das duas rodas, mas sem afetar o conforto e a performance.
Chegou, então, a hora de quebrar alguns mitos e “verdades absolutas” propagadas dentro do mercado como, por exemplo, sobre aqueles modelos de capacetes com mais proteção na nuca que, no Brasil, são denominados “capacetes de enduro”. Será que eles são realmente só pra enduro?
Pode apostar que não. Extremamente versáteis e com muito mais proteção do que os modelos “comuns”, eles podem ser usados para qualquer modalidade de ciclismo que você pratique – seja para deslocamentos diários na cidade, passeios, trilhas e estradas de terra, seja pilotando uma, bike urbana, mountain bike ou gravel.
“O mercado brasileiro se acostumou a chamar de ‘capacete de Enduro’ os modelos de capacete de bike com mais proteção e um design agressivo, mas isso precisa ser corrigido. Até para não limitar o ciclista na sua escolha e facilitar a compra do equipamento correto”, comenta o gerente de produtos da Isapa Marcel Balog.
Capacete com mais proteção em qualquer situação.
Para o especialista em produtos, e que também é ciclista desde a adolescência, quanto maior a segurança oferecida pelo capacete, melhor para o ciclista. E isso independe da modalidade: proteção e segurança são fundamentais.
“O que o ciclista precisa é ter conforto, máxima segurança e confiança para pedalar, sabendo que, se houver algum impacto, estará bem protegido. Claro que há modalidades em que você está naturalmente mais exposto, como numa trilha mais agressiva de mountain bike, mas se você está buscando se divertir em cima da bike, nada mais justo e indicado do que procurar um modelo confortável e versátil, que garanta máxima proteção em qualquer ambiente”, explica Balog.
O que reforça a opinião de Balog é o mercado internacional, já que esses capacetes com mais proteção são os mais vendidos no mundo inteiro. Este fato mostra que ciclistas ao redor do globo já entenderam ser possível usar esses modelos para as mais diversas modalidades, não se restringindo apenas ao enduro ou outras modalidades mais extremas.
A marca americana de capacetes Giro, pioneira em diversas tecnologias e presente no mercado de capacetes para ciclismo há algumas décadas, tem como seu campeão de vendas no mundo o modelo Fixture, que se encaixa perfeitamente neste perfil, com mais proteção e design agressivo. O Giro Fixture é conhecido pela sua versatilidade, alta capacidade de ventilação, segurança e baixo peso, além de um visual mais agressivo e moderno. Inicialmente projetado para o MTB, se popularizou de tal forma que hoje é tendência para todo tipo de pedal e já conta com variações especificas para os públicos feminino, com o nome Verce, e infantil, com o nome Tremor.
Além dele, outros modelos disponíveis no Brasil que aliam conforto, versatilidade e alta segurança são o Nomad e o Spark, da marca norte-americana Bell, além do Radix e do Source, da Giro.
Ou seja, se você quer se divertir nas suas pedaladas e quer máxima segurança, por que não investir num modelo que ofereça tudo isso e seja polivalente? Coloque essa ideia na cabeça, entre nessa tendência e esqueça os mitos que foram criados.